Associação de Música faz Congresso na UFPB

Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música tem debates,  concertos e homenagem a John Cage

Produção de Conhecimento na área de Música é o tema do XXII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (Anppom) que acontece na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, até esta sexta-feira (31).

Pesquisadores de diversas universidades brasileiras, professores, estudantes e profissionais em geral, vinculados à área de música estão reunidos  na capital paraibana com os seguintes objetivos:  promover a socialização e o debate de pesquisas, estudos  e práticas nas diversas subáreas da música; favorecer partilhas e experiências entre pesquisadores de diferentes regiões e instituições do país; possibilitar a articulação de pesquisadores que trabalham com temáticas afins e contribuir com a formação de futuros pesquisadores na área de música.

As atividades estão acontecendo no prédio da Reitoria nos horários da manhã, tarde e noite para discutir as relações entre estudos de música e complexidade. Serão realizadas conferências, mesas redondas, grupos de trabalho e concertos.

Foram organizados sete grupos de trabalho divididos nos seguintes temas: Autonomia da análise musical; Propriedade material e imaterial em música; arquivos, acervos e direitos autorais: formação de nível superior em música; Conhecimento artístico e conhecimento científico na academia; Trabalho colaborativo na universidade: grupos de pesquisa e coautoria; Pesquisa em música popular no Brasil e Políticas públicas culturais no Brasil: perspectivas para a área de música.

Também fazem parte da programação as mesas redondas sobre Pesquisa em música no Brasil, Diretrizes para a Pesquisa e a Formação pós-graduada na área de música e Políticas de fomento à produção e circulação do conhecimento na área de música.

A programação conta ainda com concertos no prédio da Reitoria da UFPB com o  Quinteto da Paraíba, JP Sax e Grupo Brassil, no dia 28. No dia 30 terá concerto com Luciana Noda, Feliz Aquino e Grupo Sonatis, dia 30, e um concerto de homenagem a John Cage no dia 31. Todos os concertos serão realizado às 19h, exceto a homenagem a Cage que será às 17h20.

O evento é uma realização da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, Centro de Comunicação Turismo e Arte e Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPQ), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e Prefeitura Municipal de João Pessoa. A programação completa está disponível no endereço eletrônico da Anppom.

Agência de Notícias da UFPB