Instituto Chico Mendes premia alunas da UFPB

Tainá Sherlakyann Alves Pessoa e Thayz Rodrigues Enedino foram premiadas  por pesquisas do PIBic desenvolvidas na UFPB

As estudantes Tainá Sherlakyann Alves Pessoa, do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB),  Campus de João Pessoa,  e Thayz Rodrigues Enedino,  do curso de Ecologia,   Campus do Litoral Norte, tiveram seus trabalhos premiados na categoria  alunos  do PIBic com a primeira  e segunda colocações no IV Seminário de Pesquisa e Iniciação Científica do Instituto Chico Mendes realizado no período de 21 a 23 de agosto em Iperó (São Paulo). A cerimônia de entrega dos prêmios aconteceu no último dia 23, na sede da Academia do Centro de Formação em Conservação da Biodiversidade (ACADEBIO).

Os trabalhos premiados foram “Uso do Espaço por um Grupo de Macaco-Prego-Galego (Sapujus Flavius) em Fragmento da Mata Atlântica na Paraíba” da aluna Tainá Sherlakyanna Alves Pessoa, e “Comunidades de Aves da Reserva Biológica Guaribas, Paraíba, Brasil”, de Thayz Rodrigues Enedino.

As alunas ressaltam que os trabalhos são resultados de pesquisas, que contaram com orientação e participação de professores e pesquisadores. As duas alunas venceram na mesma modalidade e conquistaram respectivamente, na categoria destinada a alunos,  a primeira e segunda colocações no universo de 30 estudantes do  Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) de todo o Brasil e de 68 trabalhos de servidores do Instituo Chico Mendes, totalizando 98 trabalhos, dentre os melhores de sua área.

Para Tainá Alves, receber esse prêmio é muito gratificante, principalmente, por este ser o seu primeiro trabalho de iniciação científica. “Quero agradecer ao Instituto Chico Mendes de Biodiversidade ((ICMBio) pela oportunidade, aos meus professores pela formação e a minha orientadora Mônica Mafra Valença Montenegro, por toda ajuda e confiança”, comentou. Ela desenvolveu o seu trabalho na Estação Experimental de Camaratuba em Mamanguape.

Thayz Rodrigues também fala sobre a alegria em receber o prêmio. Segundo ela, é uma oportunidade de ter o trabalho reconhecido, além de um constante processo de aprendizado. “Gostaria de agradecer ao meu orientador, Andrei Langeloh Roos”. Thayz  desenvolveu o seu trabalho durante um ano no monitoramento das aves da Mata Atlântica na Reserva Biológica Guaribas  em Rio Tinto e Mamanguape.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo