Revista da UFPB recebe classificação "A1" da Capes

A publicação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação  da UFPB ganha legitimidade nacional e internacional

A revista Informação & Sociedade: Estudos é a primeira publicação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) a receber a classificação de “A1”, no Qualis de Periódicos da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). A revista existe há 21 anos e é realizada pelo Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da UFPB.

“A mudança de “B1” para “A1” significa que nos igualamos aos melhores periódicos da área, nacionais e internacionais. Significa também que podemos almejar grandes passos para o Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UFPB que a abriga e  a financia”, afirmou a professora Bernardina Freire de Oliveira, coordenadora do PPGCI.

A revista (http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies) é publicada quadrimestralmente, por meio eletrônico utilizando o Open Journal System. Nela são divulgados trabalhos resultantes do processo de ensino e de pesquisa abrindo-se ao mesmo tempo, a outras colaborações em suas diversas seções. Tais características atraem pesquisadores de renome nacional e internacional de diversas instituições, todos com titulo de doutor, que participam da publicação como autores e avaliadores.

“Hoje, na sua maior idade, temos a convicção que acertamos. A revista é creditada pela comunidade acadêmica da Ciência da Informação, da Comunicação, Gestão, Memória e Patrimônio”, destacou a professora Bernardina Freire. A publicação é editada pelos professores Doutores Isa Maria Freire e Gustavo Henrique de Araújo Freire. No suporte técnico estão os professores doutores Guilherme Ataíde Dias e Wagner Junqueira Araújo, e o designer editorial Emmanuel Luna, todos eles da Universidade Federal da Paraíba.

Informação & Sociedade: Estudos foi uma iniciativa de um grupo de professores, tendo a frente o professor Francisco Antônio Cavalcanti da Silva. Publicada em versão on-line, a revista é indexada pelas bases de dados mais representativas da área tais como: LATINDEX Sistema Regional de Información en Linea para revistas científicas de América Latina, El Caribe, España e Portugal; DOAJ Directory of Open Access Journal,  WoS Web of Science, Lisa Library and information science abstracts, INFOBILA base de Dados de Información y bibliotecologia latinoamericana, para além destas a CLASE e aOAister.

A Capes adota uma classificação que perpassa os níveis A1, A2, B1, B2, B3, B4 e B5, considerando na publicação, critérios rigorosos e quantidade de títulos em cada um dos ranking.

Agência de Notícias da UFPB - Mª Cristina Dias