Evento na UFPB debate legado do Padre Comblin

Comblin, que foi professor de Frei Betto e Frei Tito, viveu convencido de que a fé deveria ser refletida criticamente a partir da realidade dos pobres

“O legado da Teologia da Libertação e a contribuição de José Comblin.” Este é o tema da II Semana Teológica Padre José Comblin, que será realizado de quarta-feira (12) a sexta-feira (14), no Auditório 411 do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da Universidade Federal da Paraíba, Campus de João Pessoa. O evento, que programa a realização de conferências e oficinas, é promovido pelo Centro de Ciências Jurídicas da UFPB.

Na abertura (dia 12), às 19h, está programada a conferência “O pós-concílio no Nordeste: a contribuição da Teologia da Enxada na perspectiva da missão e da libertação”, tendo como assessor o professor Eduardo Hoornaert e debatedores a teólogoa Mônica Muggler e o pastor Luciano Batista de Sousa. No dia 13, a discussão será em torno de “A Teologia da Libertação numa perspectiva ameríndia”, com os professores Agenor Briguenti (assessor) e Ermanno Alegri e Josenildo Francisco de Lima (debatedores). O tema da conferência de encerramento é “Por uma Teologia testemunhal a serviço da humanidade”, tendo como assessor Luiz Carlos Susin e os debatedores João Batista Magalhaães e Irmã Maria Conceição.

Estão programadas três oficinas, todas realizadas na quinta-feira (13), das 8h às 11h, no Auditório 411 do CCHLA. Os temas das oficinas são: “Memória das experiências da Igreja na Base no Nordeste (Oficina 1); “Teologia Testemunhal no Nordeste: novos desafios, novos sujeitos” (Oficina 2); e “Novos desafios para o cristianismo: a contribuição de Pe. José Combloin” (Oficina 3).

O plenário das três oficinas será realizado na sexta-feira (14), das 8h às 11h. Das 14 às 16h30, haverá o Encontro de jovens teólogos do Nordeste, oportunidade em que cada participante poderá expor sua produção (livros, textos etc).

O homenageado

Nascido em Bruxelas, na Bélgica, em 1923, foi ordenado sacerdote em 1947. Era doutor em Teologia pela Universidade Católica de Louvain. Trabalhou na América Latina desde 1958. Desembarcou em Campinas, no Brasil, onde lecionou Química e Física para o curso colegial. Posteriormente foi assessor da Juventude Operária Católica, tornando-se professor da Escola Teológica dos Dominicanos em São Paulo, tendo como alunos Frei Betto e Frei Tito. Aí permaneceu até 1962.

Teólogo de vasta experiência, lecionou no Equador, Chile e Brasil. Sua obra é vasta e polêmica, com um forte caráter profético. Comblin estava convencido de que a fé deveria ser refletida criticamente a partir da realidade dos pobres. Foi considerado um dos maiores expoentes da Teologia da Libertação vivendo no Brasil. Em 1995 passou a viver na Casa de Retiros São José, em Bayeux, no estado da Paraíba, onde atuou na formação de lideranças populares e assessoria teológica. Os dois últimos anos de vida foram vividos na Diocese de Barra, na Bahia.

Faleceu no dia 27 de março de 2011, no Recanto da Transfiguração, em Simões Filho, próximo a Salvador, para onde foi em tratamento de saúde, quando sofreu um ataque cardíaco. Foi sepultado no Santuário de Santa Fé do Padre Ibiapina, em Guarabira, na Paraíba.

Agência de Notícias da UFPB - Costa Filho