Docentes voltam às atividades na UFPB

Após 120 dias de greve, os professores da UFPB retornam ao trabalho na segunda-feira (17) e esperam que Consepe defina calendário escolar

Após 120 dias de paralisação, os professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) decidiram no início da tarde desta quarta-feira (12) pelo fim da greve. Por 268 votos a favor, 25 contra e cinco abstenções, a categoria, em greve desde o dia 17 de maio, optou por voltar às atividades na próxima segunda-feira (17). Mas, de acordo com o professor Fernando Cunha, que participou do Comando Local de Greve, as datas da volta às aulas e, consequentemente, da conclusão do período 2012.1, ainda serão definidas pelo Conselho Superior de Pesquisa, Ensino e Extensão (Consepe) da UFPB.

Segundo Cunha, que é professor do Departamento de Educação Física da UFPB, embora a categoria não tenha sido atendida nas principais reivindicações, o Comando Nacional protocolou a contraproposta do Sindicato Nacional (Andes) nos ministérios da Educação e do Planejamento e na Presidência da República. O reajuste para os docentes, de acordo com proposta do Governo Federal, varia entre 20% e 45%, que serão efetuados de modo parcelado até 2015.

A proposta do governo, via Projeto de Lei, foi rejeitada por ampla maioria dos docentes. Os professores aproveitaram a Assembleia para reafirmar suas propostas: respeito à autonomia universitária no desenvolvimento da carreira, alínea única no contracheque (incorporação das gratificações), articulação lógica entre regime de trabalho (classes e níveis) e remuneração de carreira, topo de carreira acessível a todos, paridade entre ativos e aposentados e reenquadramento dos aposentados prejudicados com a criação da classe de associado.

Agência de Notícias da UFPB - Costa Filho