Professor da UFPB tem livro indicado ao Prêmio Jabuti 2012

Professor Marcílio Franca, Faculdade de Direito da UFPB, tem livro sobre iconografia da Justiça indicado para concorrer ao Prêmio Jabuti

O livro “A Cegueira da Justiça – Diálogo Iconográfico entre Arte e Direito”, de autoria do professor da UFPB e Procurador Marcílio Franca, foi escolhido um dos dez melhores livros jurídicos do ano e é finalista do tradicional Prêmio Jabuti 2012, conferido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL).

A lista dos finalistas da 54ª edição do Prêmio Jabuti inclui nomes de gigantes do mercado editorial brasileiro como Dalton Trevisan, Rubem Fonseca, Lygia Fagundes Telles, Ana Maria Machado e Affonso Romano de Sant'Anna.

Indicado na categoria Direito, “A Cegueira da Justiça – Diálogo Iconográfico entre Arte e Direito”, publicado pela Editora Fabris, de Porto Alegre, faz uma análise profunda de imagens da Deusa da Justiça em cerca de 30 obras de arte, entre desenhos, pinturas e esculturas de diversas épocas e estilos. A obra mostra porque muitas vezes a Justiça foi representada com uma venda nos olhos.

O livro resultou de algumas temporadas de estudos de Marcílio Franca na Europa e nos Estados Unidos, entre os anos de 2006 e 2011, e tem recebido críticas positivas no Brasil e no exterior. Marcílio Franca é Professor da Faculdade de Direito da UFPB, campus de João Pessoa, pós-Doutor em Direito pelo Instituto Universitário Europeu de Florença (Itália) e Sub-Procurador Geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da Paraíba.

O Prêmio Jabuti é promovido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e está na 54ª edição. Os três vencedores de cada categoria serão revelados em 18 de outubro. Na premiação, em 28 de novembro, serão conhecidos os dois melhores livros publicados em 2011 em Ficção e Não Ficção, cada um ganhará R$ 35 mil.

Agência de Notícias da UFPB