Universidade prepara 2ª Feira de Engenharia Elétrica

Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR) e Departamento de Engenharia Elétrica da UFPB (DEE) preparam a 2ª edição da Feira que vai premiar estudantes que conseguirem melhores perfomances no dominío de temas como Domótica, Braço Robótico, Robô Pololu e Sistemas de Geração de Energia. O Evento será em 2013.

Estudantes que gostam de Engenharia Elétrica devem ficar ligados no prazo de inscrição para a 2ª Feira de Engenharia Elétrica da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Os interessados em participar do evento têm até o dia 28 de setembro para acessar o endereço eletrônico http://feiradeeletrica.com e preencher o formulário de inscrição.

Podem participar da feira estudantes (na qualidade de feiristas) matriculados em escolas públicas ou privadas, situadas em João Pessoa. Também podem se inscrever estudantes matriculados no curso de Engenharia Elétrica da UFPB, graduandos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB) ou de qualquer outra instituição de ensino superior, localizada em João Pessoa, na condição de orientador.

Na segunda edição da Feira, foram definidos os temas Domótica, Braço Robótico, Robô Pololu e Sistemas de Geração de Energia. De acordo com o tema escolhido, o estudante receberá todo o material ou equipamento necessário para cumprir uma tarefa estabelecida pelos organizadores da Feira, realizada pelo Centro de Energias Alternativas e Renováveis e pelo Departamento de Engenharia Elétrica da UFPB.

Quem escolher trabalhar com robótica, por exemplo, receberá kits de um braço robótico. Para participar da competição de braços robóticos, cada equipe deverá desenvolver um controle do braço via computador (sem usar o
controle manual) para executar algumas tarefas como pegar um copo e transferi-lo de um lugar para outro. A equipe que melhor programar e executar a tarefa será a vencedora.

No caso do Robô Pololu, cada equipe receberá um robô e deverá dominar sua programação e eletrônica para participar da competição de robótica. Várias tarefas serão definidas para a competição (corrida de obstáculos, seguimento de linhas, solução de labirintos, etc.). A equipe que melhor executar as tarefas será a vencedora.

Os estudantes que optarem pelo tema Geração de Energia devem propor ideias (convencionais ou não) para geração de energia elétrica. Por exemplo: podem usar um aerogerador, placas photovoltáicas, dínamos para acionamento por bicicletas, etc. Quem conseguir o maior nível de energia ganhará a competição.

O termo domótica nasceu da união da palavra Domus (que significa casa ou residência em latin) com Robótica. As equipes que optarem por esse tema receberão uma casa em miniatura, onde deverá desenvolver uma ideia que atenda a proposta de automação residencial que resulte em melhorias no conforto, na segurança e nas diversas praticidades (limpeza, eficiência energética, etc.) de uma casa. A melhor ideia será a vencedora da competição de domótica.

Outras informações podem ser obtidas no site da Feira e/ou através dos email feiradeeletrica@cear.ufpb.br, pelo facebook: feiradeeletrica ou twitter: @feiradeeletrica.

Agência de Notícias da UFPB - Mª Cristina Dias