UFPB participa do Inglês sem Fronteiras

Objetivo é ampliar as condições de acesso às universidades que exigem proficiência  no âmbito do Ciência sem Fronteiras

A UFPB é uma das instituições federais participantes do Inglês sem Fronteiras (ISF), uma iniciativa dos Ministérios da Educação (MEC), da Ciência e Tecnologia (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq),  Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), para capacitação em língua inglesa, que tem como público-alvo estudantes que têm perfil para se candidatar ao Programa Ciência sem Fronteiras (CsF).

Trata-se de iniciativa que visa ampliar as condições de acesso às universidades que exigem proficiência na língua inglesa no âmbito do CsF. As primeiras ações do projeto incluem um diagnóstico do nível de proficiência em inglês dos alunos de graduação (com a administração do TOEIC em nível nacional) e o credenciamento das universidades federais para aplicação de exames internacionais de proficiência de língua inglesa. Também está prevista a oferta de cursos para que os estudantes possam se submeter aos exames exigidos pelas universidades estrangeiras, em especial o TOEFL e IELTS.

Na UFPB, o projeto está sendo coordenado pela professora Mariana Pérez (DLEM), representante institucional do Inglês sem Fronteiras junto ao MEC, professor Edvaldo Nogueira, coordenador de pesquisa (PRPG) e professor Valdir Barbosa Bezerra (PRG), representante institucional do CsF junto ao MEC.

Os coordenadores explicam que, neste momento, as ações do Inglês sem Fronteiras têm como foco alunos de graduação das áreas prioritárias do CsF (http://www.cienciasemfronteiras.gov.br), que atendam ainda aos seguintes critérios:

1. Ser brasileiro
  2. Ter integralizado entre 20 e 90% da carga horária do curso
  3. Ter CRE igual ou superior a 7,0 (sete).

Esses alunos serão contatados por email pela coordenação do Inglês sem Fronteiras e farão inscrição online para se submeterem a uma prova do TOEIC que será realizada ainda no mês de outubro. Essa aplicação do TOEIC acontecerá em todas as IES participantes do Inglês sem Fronteiras e servirá como um diagnóstico do nível de inglês dos potenciais participantes do CsF.

A partir do resultado desse teste diagnóstico (TOEIC), cursos de inglês deverão ser oferecidos aos alunos, de forma que possam estar aptos a se submeterem ao TOEFL ou IELTS para participarem da seleção do CsF até 2014. É importante salientar que só poderão participar dos cursos os estudantes que se submeterem ao teste diagnóstico. Além disso, serão atendidos na primeira fase do projeto apenas os alunos cujo desempenho no TOEIC se aproxime do nível de proficiência exigido para prestarem o TOEFL.

Todas as informações sobre inscrição no teste diagnóstico (TOEIC) e datas de aplicação serão divulgadas, em breve, na página principal da UFPB, da PRG, PRPG e da UFPB Virtual.

Agência de Notícias da UFPB