Encontro reunirá incubadoras de economia solidária da região

O evento está programado para os dias 9, 10 e 11 deste mês, no Centro de Ciências Jurídicas no Campus de João Pessoa; discutirá o papel das incubadoras

A Incubadora de Economia Solidária da Universidade Federal da Paraíba (INCUBES/UFPB) prepara o II Encontro Nordestino de Incubadoras de Economia Solidária, que irá acontecer nos próximos dias 9, 10 e 11 deste mês, no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), Campus I, João Pessoa .

Participarão do evento, Incubadoras de Economia Solidária da Região Nordeste, e as demais interessadas em um diálogo sobre economia solidária e o papel das incubadoras universitárias frente ao desafio atual do desenvolvimento brasileiro.

O primeiro dia do encontro terá como tema principal os Bancos Comunitários, sendo os demais momentos reservados para os temas que interessam mais diretamente às Incubadoras, suas formas de organização e perspectivas futuras.

Pequeno Histórico

Em 2011, a Incubadora de Economia Solidária da UFPB programou um encontro para troca de experiências com colegas da ITCP da Unicamp em João Pessoa. Decidiram estender o convite para as demais Incubadoras e grupos universitários de economia solidária do Nordeste, convidando para  uma troca de experiências.

O resultado foi a realização do I Encontro Nordestino de Incubadoras de Economia Solidária - ENIES, realizado com a presença de uma dúzia de incubadoras e uma animação grande para prosseguir nesse diálogo em torno da metodologia de incubação, constituição de redes e cadeias, comercialização solidária, bancos comunitários e fundos rotativos etc.

O evento é realizado pela INCUBES da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PRAC) da UFPB.

Dia 9 de outubro

9h30 - Abertura
PRAC
IDEP/UFPB
INCUBES
INCUTES IFET/PB
Fórum Estadual de Economia Solidária da Paraíba

10h - Painel I - Economia Solidária e Bancos Comunitário
- Joaquim José de Melo Neto Segundo (Banco Palmas)
- Genauto Carvalho França Filho (ITES/UFBA)
Coordenação: Professora  Lúcia Guerra

12h30 – Almoço

14h - Oficina: Bancos Comunitários de Desenvolvimento
- Joaquim Melo

17h – Painel II – A Economia Solidária como Estratégia de Desenvolvimento: o Papel das Incubadoras Universitárias
- Prof. Paul Singer (SENAES/MTE)
Coordenação: Professor José Francisco de Melo Neto UFPB

19h - Coquetel de Confraternização - Lançamento de Livros
Comunidade São Rafael

Dia 10 de Outubro
8h30 - Apresentação das Incubadoras participantes
- Discussão da Pauta da Atividade

9h – Painel III – O Retorno da Agenda de Desenvolvimento.
- Professor Paul Singer (SENAES)
- Professor  Clovis Cavacalcanti (Fund. Joaquim Nabuco)
- Coordenação: Prof. Roberto Veras (UFPB)

110h – Intervalo

11h15 – Painel IV – Campos e Ação para a Economia Solidária:
- Valmor Schiochet – SENAES/MTE
- Isis Leite – SESAN/MDS
Coordenação: Professora Ana Luiza Braga (UFPB)

13h – Almoço

14h30 - Trabalho em Grupo : Metodologias de Incubação

16h30 – Intervalo

16h40 - Apresentação dos Trabalhos dos Grupos

18h - Oficina com a Associação de Coco de Roda Gurugi e Ipiranga

18h30 - Confraternização

Dia 11 de Outubro

8h30 - Formas de Articulação em Rede na Economia Solidária.
- Daniela Gomes Metello (SENAES/MTE)
Coordenação: José Brendan Macdonald

10h – Intervalo

10h15 - Campos de Atuação para as Incubadoras (Finanças Solidárias; Segurança Alimentar; Etnodesenvolvimento; etc..)
- Debate em Plenário

12h – Almoço

14h – Encaminhamentos Finais

16h30 – Intervalo

16h45 – Avaliação do Encontro

17h30 - Encerramento do II ENIES.

Mais informações confira na página: http://iienies2012.wix.com/iienies#!inicio/mainPage; ou pelo telefone (83) 3216-7176.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria