Projeto de Extensão Pinab completa cinco anos

A celebração acontece nesta segunda-feira (22), a partir da 19h30, na sede Social do Sindicato dos Docentes da UFPB, na Rua Gilvan Muribeca, 88, no Cabo Branco

O Projeto de Extensão “PINAB - Práticas Integrais de Promoção da Saúde e Nutrição na Atenção Básica em Saúde”, vinculado ao Departamento de Promoção da Saúde e ao Departamento de Nutrição da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), está celebrando seus 5 anos de existência nesta segunda-feira (22), a partir das 19h30, na Sede Social da ADUFPB - Sindicato dos Docentes da UFPB, situada à Rua Gilvan Muribeca, 88, Cabo Branco em João Pessoa,  , próximo ao Jangada Clube (esquina).

Podem participar do evento toda a comunidade acadêmica e setores sociais parceiros do Projeto juntamente com integrantes e ex-integrantes, incluindo membros das comunidades, trabalhadores da saúde e da educação, estudantes e professores.

Na Celebração, será exibido o vídeo-documentário sobre a história do Projeto, contemplado este ano com o Prêmio Victor Valla de Educação Popular em saúde do Ministério da Saúde. Também será realizada uma roda de conversa com depoimentos dos participantes do Projeto sobre o seu significado na formação, na pesquisa e sistematização de experiências, bem como nas ações e desafios sociais comunitários.

O evento também abrigará o lançamento do Livro "Pelas Ordens do Rei que Pede Socorro", de autoria de Ray Lima, ator e educador popular, criador da Cenopoesia, e também um dos principais atores de sua sistematização e difusão pelo país.

Sobre o PINAB

O PINAB atua desde agosto de 2007 na promoção a saúde, através de ações de educação popular em Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e Direito Humano a Alimentação Adequada. Realiza suas ações com protagonistas da Unidade de Saúde da Família Vila Saúde, da Escola Municipal Augusto dos Anjos e de organizações populares das comunidades do território que são; Boa Esperança, Jardim Itabaiana e Pedra Branca, no bairro do Cristo Redentor em João Pessoa.

A Cenopoesia e o livro

A Cenopoesia surgiu, ainda nos anos 80, no Rio de Janeiro, como espécie de linguagem híbrida que mistura teatro e poesia, música e outras linguagens trazendo leveza e lirismo ao espetáculo. O poeta Ray Lima foi o primeiro a usar o termo para intitular um espetáculo encenado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) por vários jovens poetas, entre eles Zé Roberto e Joaquim Fares, que daí em diante passaram a utilizá-lo em suas atuações em bares, teatros e nos mais diversos espaços.

Contato pelo e-mail pinab.ufpb@gmail.com; telefone: (83) 3247-2528.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria