UFPB lança novo Portal de Periódicos Científicos Eletrônicos

A ferramenta será lançada oficialmente nesta quinta-feira (25), às 19h, no auditório 211, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), Campus I

Mais facilidade e agilidade no acesso à informação científica. Esses são os principais benefícios oferecidos pelo novo Portal de Periódicos Científicos Eletrônicos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Com visual inspirado na Pedra do Ingá, a ferramenta será lançada oficialmente nesta quinta-feira (25), às 19h, no auditório 211, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFPB.

Durante a solenidade, haverá ainda a apresentação da palestra “A comunicação científica em repositórios institucionais” – que será ministrada pela professora doutora Joana Coeli Ribeiro Garcia.

Seguindo a tendência de mercado, o novo Portal se propõe a preservar o conhecimento científico da UFPB por meio da Tecnologia da Informação. Para tanto, a ferramenta utilizará da última versão do Open Journal System (OJS), software livre, de código-fonte aberto, que está sendo adotado por milhares de periódicos no mundo. O Novo Portal também vai oferecer aos usuários um layout mais amigável e o tráfego mensal de dados, a partir da página, da ordem de 4 Gb.

A reformulação do Portal de Periódicos do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi possível graças a uma parceria do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UFPB(PRPG) e do grupo de pesquisa Web, Representação do Conhecimento e Ontologias (WRCO), que ficará responsável pelo suporte da página.

O Portal de Periódicos Científicos Eletrônicos da UFPBestreou em maio de 2006, sendo um dos primeiros do gênero em universidades federais brasileiras. Desde então, duas reformulações foram realizadas na página, sendo uma em dezembro de 2007 e a mais atual, em setembro deste ano. A iniciativa tem o intuito de manter a página atualizada, conforme os padrões da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).

Para informações sobre inclusão de novos periódicos no Portal, podem ser obtidas pelo e-mail portal.periodicos.ufpb@dci.ccsa.ufpb.br.

PROGRAMAÇÃO PARALELA

A programação de lançamento do Novo Portal de Periódicos Científicos Eletrônicos da UFPB inclui também o minicurso “Fator de Impacto”, na sexta-feira (26). Voltado para editores científicos e coordenadores e pós-graduações da UFPB, o treinamento ocorrerá às 14h, no auditório 211, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFPB.

O professor doutor Rogério Mugnaini, da Universidade de São Paulo (USP), será o ministrante. Graduado em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas e mestre em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, ele é doutor em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

Professor do curso de graduação em Gestão de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, Rogério Mugnaini trabalhou na BIREME/OPAS/OMS, desenvolvendo o Módulo de Bibliometria do Projeto SciELO e diversos aplicativos on-line para avaliação de periódicos.

As inscrições devem ser feitas PPGCI, no prédio do CCSA ou pelo telefone: (83) 3216-7483.

Agência de Notícias da UFPB - Com informações da CCSA