Aprendizagem colaborativa

A definição mais abrangente de aprendizagem colaborativa é uma situação na qual duas ou mais pessoas aprendem ou buscam aprender algo juntas1. Como formas específicas de interação (que engatilham mecanismos de aprendizagem) são esperadas (mas não são garantidas), a aprendizagem colaborativa deve otimizar interações que viabilizarão a aprendizagem2, inclusive possibilitando que o trabalho em equipe desenvolva habilidades sociais que podem ser úteis tanto na esfera pessoal quanto na ocupacional3.

No ensino superior, alternativas para promover aprendizagem nem sempre condizem com o resultado esperado, principalmente no tocante ao trabalho em grupo. Frente a esta realidade, a aprendizagem colaborativa pode fomentar uma interação de alta qualidade ao promover sólida aprendizagem aos participantes4, contribuindo para a compreensão de complexos conceitos e processos, bem como para a melhoria da capacidade de argumentação dos integrantes5.

Os benefícios da aprendizagem colaborativa em ambientes virtuais também podem ser conquistados, mesmo que não haja encontros com local e data específicos. Discussões e diálogos frutíferos e construtivos podem acontecer em qualquer lugar ou período do dia, incluindo quando a inspiração e o entusiasmo ocorrerem. Boas ideias apresentam, desse modo, menor chance de serem perdidas e linhas de pensamento podem ser seguidas sem a restrição normal que o tempo impõe. Ainda, opiniões podem ser consideradas de acordo com seus méritos, sem a presunção de que devem ser impostas ‘cara-a-cara’ baseada nas características físicas de quem as fornece2.

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Referências

  1. DILLENBOURG, P. What do you mean by “collaborative learning”? In: P. DILLENBOURG (Ed.). Collaborative-learning: cognitive and computational approaches. Oxford: Elsevier, 1999. p. 1–19.
  2. LÓPEZ-YÁÑEZ, I. et al.Collaborative learning in postgraduate level courses. Computers in Human Behavior, v. 51, p. 938–944, 2015.
  3. SCAGER, K. et al.Collaborative learning in higher education: evoking positive interdependence. CBE Life Sciences Education, v. 15, n. 4, p. 1–9, 2016.
  4. VISSCHERS-PLEIJERS, AJSF, I et al. Analysis of verbal interactions in tutorial groups: a process study. Med Educ, 40, 129–137, 2006.
  5. VAN BOXTEL, C. Collaborative concept learning: collaborative learning tasks, student interaction and the learning of physics concepts. PhD Thesis, Utrecht, Netherlands: Utrecht University, 2000.