Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Estadual de História (v. 16, n. 1, 2014)

Tamanho da fonte: 
O ENSINO DE HISTÓRIA E A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS: APROXIMAÇÕES
Isaac Cardoso Santos

Última alteração: 2014-12-19

Resumo


Este trabalho ocupa-se em discutir o lugar da disciplina História nos três primeiros anos do Ensino Fundamental, período referente ao processo de alfabetização. Deste modo, analisaremos qual a relação entre os conteúdos e métodos da referida disciplina e os métodos de alfabetização/letramento, o distanciamento dos historiadores desta questão, e, ainda, as dificuldades dos professores polivalentes (pedagogos) em ministrar a disciplina de História para os alunos que ainda não dominam a leitura e a escrita. Para isso, contaremos com as contribuições dos trabalhos de Selva Guimarães Fonseca (2009), Circe Bittencourt (2009), Márcia Hipólide (2009), Ivo Goodson (2007), Paulo Freire (2001), Magda Soares (2004), dentre outros que se dedicam a estas questões. A História do Tempo Presente e a História Cultural serão as abordagens que possibilitaram a confecção deste trabalho e, assim, buscaremos os trabalhos de Rodolfo Fiorucci (2011), Jean Mac Cole Tavares Santos (2009), Sandra Jatahy Pensavamento (2005) e Peter Burke (2008).

Palavras-chave: História, alfabetização/letramento, leitura e escrita.


Texto completo: PDF