Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Estadual de História (v. 16, n. 1, 2014)

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O ÍNDIO DO 19 DE ABRIL: DO FOLCLORE A CONSTRUÇÃO DO PRECONCEITO A PARTI DE UMA EDUCAÇÃO DEFASADA
Talles Bruno Patriota

Última alteração: 2014-12-19

Resumo


Estereotipados socialmente por uma educação defasada e 5por uma mídia tendenciosa, na qual os generalizam culturalmente. O indígena torna-se mais debatido, para não dizer subjugado, durante a data em que se comemora o Dia do Índio. Promulgado pelo o Presidente Getúlio Vargas o decreto de lei n° 5.540/1943, vem através dos anos tornando o dia 19 de Abril em um momento de festividades folclóricas e banalização com a imagem e a cultura indígena, reforçando de forma simplória, mas enérgica, o preconceito. Mesmo durante a década de 1980 com a crescente demografia e o protagonismo no cenário político nacional, estes no que concerne a questão historiográfica ainda são escamoteados a posição de sujeitos marginalizados no que diz respeito ao discurso étnico-cultural e racial, não os conferindo o status, também, de agente ativo na formação identitária nacional. Tais fatores corroboram para uma educação defasada sobre os povos indígenas, na qual acaba por gerar um aluno acrítico.

Palavras-chave: Índio. Preconceito. Historiografia. Educação.

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