Última alteração: 2014-12-19
Resumo
O presente artigo visa discutir como o III Festival da Música Popular Brasileira de 1967 ao mesmo tempo em que foi um movimento sociocultural também se revelou ao longo do seu proceder um movimento político. Apresentando assim, a música popular enquanto detentora de intencionalidades, agindo também como um mecanismo de militância em oposição ao cenário político nacional. Canções como “Alegria, alegria” e “Roda Viva” de Caetano Veloso e Chico Buarque de Holanda, respectivamente, apresentam relevantes críticas ao governo ditatorial vigente no país naquela época. Discutindo algumas outras canções desses dois compositores e tendo como ponto de partida o Festival da TV Record do mencionado ano de 1967 problematizaremos como a música popular está inserida no cenário político do Brasil em fins da década de 60. Nesse sentido, através das contribuições da Nova História Cultural abordaremos a música como tradutora em muitos aspectos de uma época, de acontecimentos e processos históricos principalmente no âmbito político.
Palavras-chave: Música. Festival. Ditadura Militar.