Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Estadual de História (v. 16, n. 1, 2014)

Tamanho da fonte: 
ENSINO DA HISTÓRIA DA ÁFRICA E DOS NEGROS: UM ENFOQUE A PARTIR DA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA
Pollyanna Braga Barbosa Pascoal

Última alteração: 2014-12-29

Resumo


Compreendendo a importância de aprofundarmos nossas reflexões a cerca do livro didático de História, porquanto é a partir dele que construímos a imagem que temos dos outros e de nós mesmos e entendendo que é um poderoso instrumento, devido sua capacidade de produzir identidades ou mesmo preconceitos, este trabalho, cujo tema está relacionado ao ensino da história da África e dos negros, analisou o livro didático Projeto Ápis História empregado no 4º ano do Ensino Fundamental. Nossa análise explanou como a história da África e dos negros é contada, se essa história leva os alunos a se posicionarem de maneira crítica, contribuindo para uma educação étnico-racial ou apenas continua reproduzindo estereótipos e preconceitos ainda presentes no imaginário social contra a população negra.

Palavras-chave: Livro didático. Ensino de história. Educação étnico-racial.


Texto completo: PDF