Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Estadual de História (v. 16, n. 1, 2014)

Tamanho da fonte:
ENSINO DE HISTÓRIA E MÚSICA, A PARTIR DA PERSPECTIVA DE DOIS PROFESSORES DE HISTÓRIA (CAICÓ-RN)
Ana Carla de M. Trindade

Última alteração: 2014-12-29

Resumo

Este artigo é fruto de uma pesquisa que está sendo desenvolvida por meio do Programa de Iniciação à Docência na área de História. Temos como participantes colaboradores desta pesquisa duas professoras de História do Nível Médio que atuam no turno vespertino, juntamente com seus alunos, e a bolsista de Iniciação à Docência. Deste modo, buscamos entender como duas professoras de História do Nível Médio, uma do Centro Educacional José Augusto e a outra da Escola Estadual Professor Antônio Aladim de Araújo, enxergam a utilização da música como fonte histórica e recurso didático-metodológico inserida em suas aulas, enquanto mediadora da construção do conhecimento histórico. Para tal, nos apoiamos no modelo de pesquisa etnográfico-colaborativo de prática escolar, teremos como fontes as entrevistas feitas de forma oral com as docentes, os questionários socioeconômicos respondidos pelos educandos, bem como os PPPs (Projeto Político Pedagógico) de ambas as instituições e algumas questões respondidas pela direção e equipe pedagógica. Na ocasião objetivamos analisar os resultados da primeira e segunda etapa da investigação em lócus.

Palavra-chave: Professor/Pesquisador – Ensino de História – Música – Conhecimento Histórico.

Texto completo: PDF