Última alteração: 2014-12-29
Resumo
O artigo em questão é formulado sob uma análise acerca do processo de instalação e de consolidação do projeto governamental direcionado por militares no Brasil, conhecido como Ditadura Civil Militar, principalmente, no que se refere ao início da década de 1970, com a Reforma Educacional da Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Através de uma revisão bibliográfica e seguindo principalmente a teoria marxista do italiano Antonio Gramsci por meio de bases específicas de sua contribuição teórica, com relação ao surgimento e a função dos intelectuais orgânicos; até a perspectiva conceptiva vinculada a hegemonia. Determina-se, assim, o quão foi preponderantemente importante para o “enraizamento” das perspectivas constituídas e determinadas pelas classes dominantes às classes subalternas sob a construção de uma “malha ideológica”, sendo, que essa análise perpassa através de um viés concebido como a concepção enunciativa de uma prática estratégica que se constituiu como uma das bases de fixação do regime militar.
Palavras-chave: Dominação; Estagnação; Malha Ideológica; Reforma Educacional.