Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Estadual de História (v. 16, n. 1, 2014)

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INSTRUÇÃO DE PRIMEIRAS LETRAS NA PARAHYBA OITOCENTISTA: TRAJETÓRIA ESCOLAR DE UM PINTOR DE HISTÓRIA DO BRASIL
Wellington Oliveira de Sousa

Última alteração: 2014-12-29

Resumo


O presente texto tem como objetivo dialogar e apresentar discussões a cerca da História da Educação na Paraíba oitocentista, que ao longo dos anos vem sendo trabalhada e discutida dentro do Grupo de Pesquisa História da Educação no Nordeste Oitocentista (GHENO), principalmente no que tange a “Instrução de Primeiras Letras” na província da Parahyba do Norte. Nós nos inserimos no grupo, com o Projeto de pesquisa em que buscamos compreender a formação intelectual de um pintor de História do Brasil, Pedro Américo, que teve inicialmente sua formação de primeiras letras na vila de Areia e, posteriormente é enviado para o Rio de Janeiro para concluir seus estudos, até o ponto de chegar a ser Doutor em Bruxelas. Para nós, Pedro Américo teve papel fundamental na construção de uma imagética, tanto de personagens, quanto de fatos históricos, houve interesse de estudar esse período da vida deste grande pintor a fim de traçarmos questões quanto ao panorama da instrução pública de primeiras letras da época, e como essa instrução e o contato com agentes históricos inseridos em sua cidade possibilitaram que Pedro Américo cultivasse uma formação intelectual, e a própria formação de um discurso artístico.

Palavras-Chave: História, História da Educação, Instrução, Pedro Américo.


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