ST-1) AS CIDADES E OS USOS DO PASSADO: DIÁLOGOS COM A MEMÓRIA E A CONSTRUÇÃO DOS ESPAÇOS
A CONSTRUÇÃO DE UM IDEAL DE CIDADE: ELPÍDIO DE ALMEIDA E “HISTÓRIA DE CAMPINA GRANDE” | |
Regina Paula Silva da Silveira |
MEMÓRIAS E INSTITUÇÃO - RELATOS SOBRE A ESCOLA POLITÉCNICA DE CAMPINA GRANDE | |
José Valmi O. Torres, Fábio Ronaldo da Silva, Rosilene Dias Montenegro |
MEMÓRIAS SOBRE A EDUCAÇÃO CAMPINENSE: A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA ORAL PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE NAS DÉCADAS DE 1950-60 | |
Nita Keoma Lustosa de Sousa |
O BAIRRO DE JAGUARIBE NA MEMÓRIA DE SEUS MORADORES IDOSOS DURANTE A DITADURA MILITAR | |
Juliana Barros de Oliveira |
O ESPAÇO TEATRAL COMO LUGAR DE MILITÂNCIA DURANTE A DITADURA MILITAR | |
Lays Honorio Teixeira, José Benjamim Montenegro |
RECOMPONDO MEMÓRIA E TECENDO HISTÓRIA: REVISITANDO A HISTÓRIA DA CIDADE DE GUARABIRA/PB A INVENÇÃO DO IMAGINÁRIO GUARABIRENSE ACERCA DO APARECIMENTO DE OVNIs (1990 – 2000) | |
Sandeilson Beserra Nunes, João Batista Gonçalves Bueno |
SERTÃO, CIDADE E TRADIÇÃO: CARTOGRAFIAS URBANAS NA POESIA DE ANTÔNIO HENRQUES NETO | |
Paulo de Oliveira Nascimento |
UMA PRINCESA QUE NÃO RECONHECIA SUAS PROSTITUTAS: IMAGENS, DISCURSOS E REPRESENTAÇÕES SOBRE A PRÁTICA DA PROSTITUIÇÃO NA CIDADE DE CARUARU- PE, NAS DÉCADAS DE 60 E 70 | |
Yago Felipe Campelo de Lima |
VIVÊNCIAS LEMBRADAS: MEMÓRIAS SOBRE AS TRANSFORMAÇÕES (N)DOS ESPAÇOS E NOS MODOS DE VIVER NA CIDADE DE AROEIRAS – PB (1970-1990) | |
Aparecida Barbosa da Silva |
ST-2) EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NOS ESPAÇOS DE MEMÓRIA DO BRASIL CONTEMPORÂNEO
MEMÓRIA POLÍTICA E POLÍTICA DE MEMÓRIA: A DITADURA MILITAR ENQUANTO UMA PRÁTICA CULTURAL DE RESISTÊNCIA | |
Marcilene Silva Ambrosio Benício |
ST-3) SOCIEDADE, ECONOMIA E POLÍTICA NA CONTEMPORANEIDADE: O CASO DO BRASIL NO PERÍODO (1950-2010)
AJUSTE RECESSIVO, “MILAGRE ECONÔMICO” E CRISE DOS ANOS SETENTA: O FIM DE UM CICLO DE ACUMULAÇÃO DA ECONOMIA BRASILEIRA | |
Camila Nadedja T. Barbosa, Glaudionor Gomes Barbosa |
CRIAÇÃO DE MUNICÍPIOS NA PARAÍBA: PONDERAÇÕES PARA TANGENCIAR O DEBATE | |
Josineide da Silva Bezerra |
CRISES E INFLAÇÃO NAS DÉCADAS DE SETENTA E OITENTA: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A HISTÓRIA ECONÔMICA BRASILEIRA UTILIZANDO FONTES LITERÁRIAS | |
Samara Glícia Alves de Souza Oliveira, Kétura de Souza Lins, Alynne Sylvana da Rocha Alves de Freitas, Glaudionor Gomes Barbosa |
DA CRISE INTERNACIONAL DE 1981-1983 AO NEOLIBERALISMO TARDIO: O CASO DO BRASIL NA DÉCADA DE OITENTA DO SÉCULO XX | |
Glaudionor Gomes Barbosa, Manuela Celestino da Silva |
UMA DÉCADA MAIS QUE PERDIDA: UMA ANÁLISE DA HISTÓRIA ECONÔMICA DO BRASIL NOS ANOS NOVENTA DO SÉCULO XX | |
Kétura S. Lins, Camila Nadedja T. Barbosa, Glaudionor Gomes Barbosa |
ST-4) A TEMÁTICA INDÍGENA NA ESCRITA E NO ENSINO DE HISTÓRIA: AVANÇOS E RETROCESSOS
A REPRESENTAÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA | |
Waldeci Ferreira Chagas, Damião Cavalcante do Nascimento |
BAÍA DA TRAIÇÃO: PARENTES POTIGUARA EM LADOS OPOSTOS NA GUERRA LUSO-HOLANDESA (1625 – 1654) | |
Jean Paul Gouveia Meira |
COLÔNIA SÃO PEDRO DO PINDARÉ-MA (1845-1881) | |
Karilene Costa Fonseca, Juciene Ricarte Apolinário |
CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA HISTÓRIA LOCAL NA SALA DE AULA | |
Ana Regina Silva Medeiros, Stephanie Cinthia Pereira da Silva |
LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA: SELEÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE CONTEÚDOS E UMA ANÁLISE SOBRE A HISTÓRIA DOS POVOS INDÍGENAS DA AMÉRICA | |
Galtiére José dos Santos, Kathleen Kyara G. de Araújo |
O ÍNDIO DO 19 DE ABRIL: DO FOLCLORE A CONSTRUÇÃO DO PRECONCEITO A PARTI DE UMA EDUCAÇÃO DEFASADA | |
Talles Bruno Patriota |
O SINGULAR E O PLURAL NO INDIGENISMO: A ETNOGÊNESE COMO CHAVE DE DESCONSTRUÇÃO DO ÍNDIO CRISTALIZADO | |
Daniel Santana Leite da Silva |
UMA BREVE ANÁLISE DO “LUGAR” DA PRÉ-HISTÓRIA E DOS POVOS INDÍGENAS NOS LIVROS DIDÁTICOS | |
Cláudia Cristina do Lago Borges, Maria Cláudia de Almeida Rocha, Eliakin Ramos Moura da Silva |
ST-5) HISTÓRIA E IMPRENSA: A CULTURA E A POLITICA NO BRASIL DO SÉCULO XX
A CONSTRUÇÃO DO HERÓI JOAO PESSOA NA LITERATURA DE CORDEL | |
Thiago Acácio Raposo |
A MULHER NAS PÁGINAS DA MODERNIDADE: A REVISTA “O CRUZEIRO” E A PRODUÇÃO DA “MULHER MODERNA” | |
Andrea Cristina Marques |
A PALAVRA IMPRESSA: UMA HISTÓRIA DOS JORNAIS, REVISTAS E OUTROS SUPORTES IMPRESSOS DE CAMPINA GRANDE (1913-1953) | |
Bruno Rafael de Albuquerque Gaudêncio |
IMPRENSA E MOVIMENTO ESTUDANTIL: A ATUAÇÃO POLÍTICA DO CENTRO ESTUDANTAL CAMPINENSE NA CONJUNTURA ANTERIOR AO GOLPE CIVIL-MILITAR DE 1964 | |
Ajanayr Michelly Sobral Santana, Iranilson Buriti |
“MULHER MAGISTRADO” UMA ANÁLISE HISTÓRICA E DE GÊNERO (A UNIÃO, 1957) | |
Sabrina R. Bezerra |
NAS PÁGINAS DO DIÁRIO DA BORBOREMA: CAMPINA GRANDE COMEMORA O SESQUICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL | |
Roberta Gerciane Viana de Araújo, Luciano Mendonça de Lima |
ST-6) HISTÓRIA AGRÁRIA: DIÁLOGOS COM A HISTÓRIA SOCIAL E AMBIENTAL
A ESCOLA DE AGRONOMIA DO NORDESTE: AS POLÍTICAS DE ACESSO INSTITUCIONAL E AS PERMANÊNCIAS NA SOCIEDADE RURAL PARAIBANA | |
Luiz Mário Dantas Burity, Antonio Carlos Ferreira Pinheiro |
APOSSAMENTO E APROPRIAÇÃO DA TERRA E CONSTITUIÇÃO DO TERRITÓRIO: ALGUMAS RELAÇÕES E CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES. – VERSÃO PRELIMINAR | |
Ângelo Emílio da Silva Pessoa |
ECONOMIA AÇUCAREIRA E A SUA MODERNIZAÇÃO NA OBRA USINA DE JOSÉ LINS DO REGO | |
Leonora Cavalcante de Lima, José Benjamin Montenegro |
LEI DE TERRA DE 1850: LEGISLAÇÃO E HISTORIOGRAFIA | |
Ellen Cristine Alves Silva Canuto |
A LEI DE TERRAS DE 1850: UM ESTUDO DE CASO NOS MUNICÍPIOS DE BOQUEIRÃO E CABACEIRAS | |
Lucileide Procópio de Arruda |
OS HOMENS LIVRES POBRES E A APLICAÇÃO DA LEI DE TERRAS NA PARAIBA OITOCENTISTA | |
Leandro Neves Diniz |
ST-7) VEREDAS HISTORIOGRÁFICAS: NOVAS LINGUAGENS PARA PESQUISA E ENSINO DE HISTÓRIA
A ESTÉTICA COMO CONTEÚDO HISTÓRICO: A TERRA E O HOMEM EM O PAÍS DE SÃO SARUÊ | |
André Fonseca Feitosa |
AMPLIFICANDO PENSAMENTOS: DIÁLOGOS ENTRE HISTÓRIA, MÚSICA E O GRUPO JAGUARIBE CARNE | |
Diogo José Freitas do Egypto |
AS VOZES DOS OUTROS NO ESPAÇO DE UM TEXTO: OLHARES SOBRE A CONCEPÇÃO DE ORALIDADE EM CÂMARA CASCUDO | |
Raquel Silva Maciel |
CONSTRUINDO UM ENSINO DE HISTÓRIA A PARTIR DAS NOVAS LINGUAGENS: HISTÓRIA EM QUADRINHOS | |
Maria do Socorro Pereira, Roberta Araujo Melo |
MULHER E ICONOGRAFIA: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO BÁSICO DE HISTÓRIA | |
Wellerson Almeida de Sousa |
NAS TESSITURAS DO SABER: “NOVOS CAMINHOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA MOLDADOS NOS RECURSOS TECNOLÓGICOS” | |
Petronila Beatriz Lopes Guedes |
O DOCUMENTÁRIO HÉRCULES 56 NA HISTÓRIA: REFLEXÕES ENTRE O DOCUMENTÁRIO, A MEMÓRIA E A HISTÓRIA | |
Delano Marcus Coutinho Gondim Junior |
RÊ BORDOSA E AS DIMENSÕES DO FEMININO NOS QUADRINHOS UDIGRUDI | |
Keliene Christina da Silva |
UM ESTUDO SOBRE O CAPITÃO AMÉRICA E SUA UTILIZAÇÃO COMO FONTE PARA O ENSINO DE HISTÓRIA | |
Filipe Viana da Silva |
UMA HISTÓRIA (IN)CONSCIENTE: HISTORICIDADES NAS CRÔNICAS DATADAS DE LUIS FERNANDO VERÍSSIMO | |
Thuca Kércia Morais de Lima |
ST-9) HISTÓRIA POLÍTICA
“A GENTE QUER TER VOZ ATIVA”: UM FESTIVAL EM TEMPOS DE DITADURA (1967) | |
Felipe Andrade de Lyra |
“CASSAR E CAÇAR”: O GOLPE CIVIL-MILITAR EM CAMPINA GRANDE (1964) | |
Joabe Barbosa Aguiar |
A BIOGRAFIA RENOVADA ENQUANTO MÉTODO VIÁVEL DE ESTUDO | |
Pedro Fernandes Russo |
A CAMPANHA ELEITORAL PARA PRESIDENCIA DO ESTADO DA PARAÍBA DE 1912: O JOGO DO PODER E O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E DESCONSTRUÇÃO SIMBÓLICA | |
Giulianne Chrishina Barros dos Anjos |
A DITADURA MILITAR NAS MEMÓRIAS DA ESCOLA POLITÉCNICA DA PARAÍBA | |
Rosilene Dias Montenegro, Fábio Ronaldo da Silva, José Valmi Oliveira Torres |
A FABRICAÇÃO DO MITO POLÍTICO DE RONALDO CUNHA LIMA | |
Maria Auberlane do Nascimento Lima |
A IGREJA CATÓLICA NA PARAÍBA REPUBLICANA: ROMANIZAÇÃO E “MALES” A SEREM COMBATIDOS | |
Faustino Teatino Cavalcante Neto |
A PARTICIPAÇÃO FEMININA NA POLÍTICA DE AGRESTINA-PE (2000-2008) | |
Fagna Soares |
A POLÍTICA PARAIBANA NOS ANOS 1930: JOSÉ AMÉRICO DE ALMEIDA E A FORMAÇÃO DO AMERICISMO (1930 – 1934) | |
Bárbara Bezerra Siqueira Silva |
CASSAÇÕES DE MANDATOS PARLAMENTARES NO ESTADO DA PARAÍBA APÓS O ATO INSTITUCIONAL Nº 5 (AI-5) | |
Paulo Giovani Antonino Nunes |
HISTÓRIA POLÍTICA E FEMINISMO: UMA ANALISE HISTÓRICA DA PARTICIPAÇÃO POLÍTICA FEMININA NO CARIRI PARAIBANO | |
Aristófanes Alexandre da Silva |
PARA ALÉM DO “SIM, SENHOR”: A ALIANÇA RENOVADORA NACIONAL (ARENA) E A DITADURA MILITAR NA PARAÍBA (1965-1979) | |
Dmitri da Silva Bichara Sobreira |
PODER E FAMÍLIA EM CARUARU: UMA BREVE ANÁLISE DA HEGEMONIA POLÍTICA DAS FAMÍLIAS QUEIROZ, LIRA E RODRIGUES LACERDA | |
Jefferson Abraão do Nascimento Silva |
PODER, PERMANÊNCIA E LEGITIMIDADE POLÍTICA: UM DIÁLOGO DAS CONTRIBUIÇÕES DE PETER BURKE E MARC BLOCH | |
Fabricia Evellyn Araújo Medeiros, Amelia Neta Diniz de Oliveira, José Adilson Filho |
PRÁTICAS E EXPERIÊNCIAS DE MULHERES NA CIDADE DE NOVA PALMEIRA ENTRE 1985 a 1995 | |
Priscila Mayara Santos Dantas |
TEMPOS INTRANQUILOS, SONHOS FÉRTEIS: MOVIMENTO ESTUDANTIL NA UFPB DE 1976 A 1979 | |
Talita Hanna Cabral Nascimento |
VOLTANDO A CENA: A MAÇONARIA PERNAMBUCANA E O FIM DO ESTADO NOVO | |
Augusto César Acioly Paz Silva |
ST-10) EPISTEMOLOGIA, HISTORIOGRAFIA & LINGUAGENS
A EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO HUMANO E SOCIAL NO MARXISMO | |
Trícia Nunes Patrício de Araújo Lima |
DEMOCRACIA E AUTORITARISMO NO BRASIL: CAMINHOS PARA O DESENVOLVIMENTO? | |
Weslley Rangel Brasileiro dos Santos |
FUTURO E PRESENTE: TEMPO E ESPAÇO NA ESCRITA DE MANOEL DANTAS | |
José Marcus Guedes de Araújo, Joel Carlos de Souza Andrade |
HISTÓRIA DA ÁFRICA E ABORDAGENS HISTORIOGRÁFICAS: LEITURAS COMPARATIVAS E EPISTEMOLÓGICAS | |
Elio Chaves Flores |
HISTÓRIA E NARRATIVA HISTÓRICA: ENTRE O VIVIDO E A REPRESENTAÇÃO | |
Iordan Queiroz Gomes |
HISTORIOGRAFIA PARAIBANA: OLHARES SOBRE A SECA | |
Josinaldo Gomes da Silva |
ÍCONE DA (I)MORALIDADE: CENSURA POLÍTICA E MORAL NAS OBRAS DE CASSANDRA RIOS | |
Isabela Silva Nóbrega |
MODA, HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA: CONTRIBUIÇÕES DE PIERRE BOURDIEU E GILLES LIPOVÉTSKY | |
Ewennye Rhoze Augusto Lima |
UMA EXPERIÊNCIA DE VIDA: DOS CAMPOS DE ALAGOA NOVA PARA OS CAMPOS DE BATALHA DE UMA GUERRA QUE SE FOI | |
Luiz Carlos dos Santos |
ST-11) ENSINO DE HISTÓRIA: INTERFACES ENTRE O ENSINO SUPERIOR E A EDUCAÇÃO BÁSICA
ANÁLISE DAS RELAÇÕES ENTRE O UNIVERSAL E O PARTICULAR NO CURRÍCULO E NO ENSINO DE HISTÓRIA: UM DIÁLOGO COM A TEORIA DO DISCURSO DE ERNESTO LACLAU E CHANTAL MOUFFE | |
Manoel Pereira de Macedo Neto |
DA FORMAÇÃO À PRÁTICA DOCENTE: RUPTURAS E DESCONTINUIDADES | |
Maria José Bezerra dos Santos |
ENSINO DE HISTÓRIA: PERSPECTIVAS TEÓRICO-PRÁTICAS NO CFP/UFCG | |
Yonnara Marcelia Dias Alves, Maria Lucinete Fortunato |
O ENSINO DE HISTÓRIA E A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS: APROXIMAÇÕES | |
Isaac Cardoso Santos |
O SISTEMA EDUCACIONAL E AS FALHAS NAS ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS | |
Benvinda Josmicleime Gonçalves da Silva, Auricelia Auricelia Lopes Pereira |
TECENDO EXPERIÊNCIAS: UMA DESCRIÇÃO DAS VIVÊNCIAS NO PERÍODO DO ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO | |
Ramsés Nunes e Silva, Alan Tassio Galdino, José Eudes Ferreira da Silva |
UNIVERSIDADE E A ESCOLA: DIÁLOGO NECESSÁRIO SOBRE A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL | |
Márcia de Albuquerque Alves, Vilma de Lurdes Barbosa e Melo |
ST-12) HISTÓRIA LOCAL E MEMÓRIAS: PESQUISANDO EM ESCALA E ENSINANDO CONEXÕES.
A CONTRIBUIÇÃO DE MARIANO DOMINGUES DA SILVA PARA O CONHECIMENTO DA PALEONTOLOGIA DO CARIRI | |
Paula Correia Nuvens, Maria Helena Hessel, Samila Barbosa Lisboa |
DA GRAMÁTICA TRANSGRESSORA: MEMÓRIAS DE REZADORES E REZADEIRAS DO CARIRI PARAIBANO (1940 – 1970) | |
Felipe Aires Ramos |
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA ESCOLA: INCENTIVO PARA O (RE) CONHECIMENTO INDIVIDUAL E COLETIVO | |
Giovanna de Aquino Fonseca Araújo |
ESCOTISMO OU MILITARISMO? REPRESENTAÇÕES SOBRE A PRÁTICA EDUCATIVA ESCOTEIRA NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE | |
Andressa Barbosa de Farias Leandro |
HISTÓRIA LOCAL E MEMÓRIAS: DISPUTAS PELA PRODUÇÃO DA MEMÓRIA LOCAL | |
Antonio Fernando Cordeiro Guedes Junior |
UMA CRÔNICA DO DESAMPARO: O PAPEL DA “CASA DO MENINO” FRENTE AO PROBLEMA DOS MENORES EM CAMPINA GRANDE | |
José dos Santos Costa Júnior |
ST-13) CULTURAS, IDENTIDADES E RELIGIOSIDADES AFROBRASILEIRA, INDIGENA E CIGANA
A CULTURA NEGRA E SUAS INFLUÊNCIAS NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB | |
Ailanti de Melo Costa Lima |
ACERVO DIGITAL: ORGANIZAÇÃO, ACESSIBILIDADE E USO DE BANCO DE DADOS PARA A ESCRITA DA HISTÓRIA E MEMÓRIA DA POPULAÇÃO NEGRA | |
Thiago Brandão da Silva, Elio Chaves Flores |
CAPOEIRA EM ALAGOAS: DISCUSSÃO SOBRE O PIONEIRISMO NO ESTADO | |
Maria Sandra da Silva, Clara Fernandes |
CULTOS RELIGIOSOS E DIVERTIMENTOS DE AFRO-DESCENDENTES NA PRIMEIRA REPÚBLICA (1890 – 1930) | |
Joelma Maria Bento de Araujo, Jose Pereira de Sousa Junior |
ENSINO DA HISTÓRIA DA ÁFRICA E DOS NEGROS: UM ENFOQUE A PARTIR DA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA | |
Pollyanna Braga Barbosa Pascoal |
IDENTIDADE NEGRA NO CONTEXTO PÓS-COLONIAL: CONSTRUÇÃO DO SUJEITO NEGRO | |
José Luiz Xavier Filho |
LEGADOS CULTURAIS DOS AFRODESCENDENTES NO BRASIL: FESTAS, DANÇAS E RELIGIÃO | |
Jose Pereira de Sousa Junior |
MAPEAMENTO DA POPULAÇÃO CIGANA EM JUAZEIRINHO - PB | |
José Aclecio Dantas |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES (AS) E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA ESCOLA MUNICIPAL FIRMO SANTINO DA SILVA – ALAGOA GRANDE/PARAÍBA | |
Cilene de Sousa Agostinho, Waldeci Ferreira Chagas |
OS CIGANOS E A EXCLUSÃO SOCIAL | |
Inalva Bezerra Nery, Uelba Alexandre Nascimento |
POR UM OLHAR GASTRONÔMICO NA ESCRITA DA HISTÓRIA: (RE) SIGNIFICAÇÕES ALIMENTARES NA COLONIZAÇÃO PARAIBANA | |
Michelle Santino Fialho, José do Egito Pereira |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES (AS) E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA ESCOLA GERALDO COSTA | |
Maria de Fátima de Sales Silva, Waldeci Ferreira Chagas |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E RELAÇÕES ETNICORRACIAIS NA ESCOLA ANNA ELISA SOBREIRA | |
Leonardo Sousa da Silva |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E RELAÇÕES ÉTNICOR-RACIAIS NA ESCOLA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: O CASO DA ESCOLA CANDIDO RÉGIS DE BRITO – ALAGOA GRANDE-PB | |
Luís Carlos Oliveira Silva, Waldeci Ferreira Chagas |
ST-14) FONTES IMPRESSAS E HISTÓRIA: A HISTÓRIA NARRADA EM LETRAS DE FORMA
A “BOA IMPRENSA” NO ANO DE 1918 PELO ARCEBISPO DA PARAÍBA DOM ADAUCTO | |
Bruna Cristina Lima Nascimento, Fabiano Santos Ferreira, José Pereira de Sousa Junior |
A BUSCA DO BELO PELA MULHER PARAIBANA: A BELEZA VISTA PELOS OLHARE DOS ANUNCIOS DE BELEZA DA “REVISTA ERA NOVA” DOS ANOS (1921-1923) | |
Iranilson Buriti de Oliveira, Stephanie Dianny Pereira de Araújo |
DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE: O USO DO JORNAIS NO E PARA O ENSINO DE HISTÓRIA | |
Daviana Granjeiro da Silva |
EDUCAÇÃO E TRABALHOS FEMININOS: IMPRESSÕES DA DÉCADA DE 1920 | |
Alzira de Cássia da Silva Rodrigues |
OS MANUAIS DE CONDUTA NAS DÉCADAS DE 50 E 60: ENTRE RECATADAS E TRANSGRESSORAS | |
Thalita Mariana Moura Ribeiro |
ST-16) INTERFACES ENTRE HISTÓRIA, MEMÓRIA E ENSINO DE HISTÓRIA: 50 ANOS DO GOLPE MILITAR DE 1964
CACOS DE PASSADO E DE MEMÓRIA: A DITADURA MILITAR BRASILEIRA (1964-1985) E ENSINO DE HISTÓRIA | |
Silvano Fidelis de Lira, João Batista Gonçalves Bueno |
EDUCANDO O CIDADÃO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA:O LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA NO PERÍODO MILITAR | |
Rafael Nóbrega Araújo, Patrícia Cristina de Aragão Araújo |
ENSINO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA: CONSTRUINDO RELEITURAS DO PASSADO, CONTRA A DESTRUIÇÃO DA MEMÓRIA | |
Alianna Batista da Silva, Patrícia Cristina de Aragão Araújo |
ESCOLA POLITÉCNICA DA PARAÍBA E A DITADURA MILITAR: MEMÓRIAS E RESSIGNIFAÇÕES DO PASSADO | |
Rafael Porto Ribeiro, Fábio Ronaldo da Silva, Rosilene Dias Montenegro |
MEMÓRIA E MUSICA: UMA FORMA DE RESISTÊNCIA CONTRA A MORDAÇA DA DITADURA | |
Geilza da Silva Santos, Ana Carolina de Araújo Marinho, Gilbergues Santos Soares |
NÂO SÓ DE AULA VIVE O ESTUDANTE: UM ESTUDO SOBRE O MOVIMENTO ESTUDANTIL UNIVERSITÁRIO NA SOCIEDADE CAMPINENSE DA DÉCADA DE 60 | |
Rosicleide Henrique da Silva |
ENSINO DE HISTÓRIA E MÚSICA, A PARTIR DA PERSPECTIVA DE DOIS PROFESSORES DE HISTÓRIA (CAICÓ-RN) | |
Ana Carla de M. Trindade |
O ENSINO DE HISTÓRIA E A CONEXÃO COM A DISCIPLINA ORGANIZAÇÃO SOCIAL E POLÍTICA BRASILEIRA (OSPB) | |
Amannda Dativa de Melo Silva, Rosangela Laurentino Brito, José Tancredo Lobo |
“PAI; AFASTA DE MIM ESSE CÁLICE”: ANALISE SOBRE A MÚSICA ENQUANTO PRÁTICA DE RESISTÊNCIA AO REGIME MILITAR BRASILEIRO E SUA UTILIZAÇÃO NO ENSINO DE HISTÓRIA. | |
Amanda Mayana Maria Castro Querino |
PERSPECTIVAS E EXTERIORIDADES DA APRENDIZAGEM HISTÓRICA NA ATUALIDADE: DISCUTINDO PRÁTICAS DE ENSINO NAS ESCOLAS | |
Emanuella Bezerra de Oliveira Araujo, João Batista Gonçalves Bueno |
POR UMA ESTAGNAÇÃO CULTURAL E SOCIAL DAS MASSAS | |
Alex Pereira da Silva |
REPRESSÃO E VIOLAÇÕES AOS DIREITOS HUMANOS DE MULHERES NA PARAÍBA DURANTE A DITADURA CIVIL-MILITAR | |
José Nikácio Júnior Lopes Vieira |
SOB UM JOGO DE LUZ E SOMBRA: O ENSINO DE HISTÓRIA NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO GASTÃO GUIMARÃES DURANTE A DITADURA CIVIL-MILITAR BRASILEIRA | |
Dulcinea Cerqueira Coutinho Barros |
UM OLHAR SOBRE O LIVRO DIDÁTICO DE ESTUDOS SOCIAIS | |
Arthur Rodrigues de Lima, Auricélia Lopes Pereira |
ST-17) MUNDOS DO TRABALHO: CONDIÇÕES DE TRABALHO E RESISTÊNCIAS DOS TRABALHADORES
A CRÔNICA DE UM DIA COM MUITAS HISTÓRIAS: ARTISTAS, OPERÁRIOS MECÂNICOS E LIBERAIS COMEMORANDO O PRIMEIRO DE MAIO NA PARAÍBA, NOS ANOS DE 1913 A 1920 | |
Márcio Tiago Aprígio de Figueirêdo |
ARQUIVOS DA JUSTIÇA DO TRABALHO: UMA ABORDAGEM DE FONTES SOBRE OS TRABALHADORES DO BREJO PARAIBANO | |
Lidineide Vieira, Raquel Rocha |
CONDIÇÕES DE TRABALHO, EXPROPRIAÇÃO E RESISTÊNCIA NA PARAÍBA: A LIGA CAMPONESA DE SAPÉ | |
Juliana Ferreira Alves, Jocekelly Henrique Carvalho |
DOS CONTRAUSOS ÀS EXPRESSÕES DO TRABALHO DE RUA: UMA LEITURA DAS PRÁTICAS DOS AMBULANTES EM CAMPINA GRANDE (PB) | |
Maria Jackeline Feitosa Carvalho, Patrícia Daniely Marques Cavalcante |
ORGANIZAÇÃO CAMPONESA NA DÉCADA DE 1950: A INFLUÊNCIA PETEBISTA NA FUNDAÇÃO DO SINDICATO RURAL DE BARREIROS-PE | |
Thayana de Oliveira Santos |
POR MÃOS FEMININAS: REFLEXÕES SOBRE TRABALHO E EDUCAÇÃO | |
Francisca Pereira Araújo |
UM SINDICATO NO OLHO DO FURACÃO: A DISPUTA PELO CONTROLE DO SINDICATO DE BARREIROS EM MEIO ÀS TENSÕES NO PRÉ-GOLPE (1963-1964) | |
Izabel Helena Acioli Siqueira dos Santos |
ST-18) SOCIEDADE E CULTURA NAS PROVÍNCIAS DO NORTE: HISTORIOGRAFIA E HISTÓRIA SOBRE O OITOCENTOS
A INSTRUÇÃO PÚBLICA NO RIO GRANDE DO NORTE DURANTE A GUERRA DO PARAGUAI | |
Diana da Silva Araujo |
A NOSSA CIVILIZAÇÃO É UM EDIFÍCIO ERGUIDO NA AREIA: DIÁLOGOS SOBRE A CULTURA MATERIAL ESCOLAR NA CIDADE DA PARAÍBA DO NORTE (1822-1889) | |
Maday de Souza Morais |
A PROVÍNCIA DA PARAÍBA E O RECRUTAMENTO MILITAR PARA A GUERRA DO PARAGUAI | |
Juliana Dantas Rabelo, Serioja R. C. Mariano |
ARRANJOS FAMILIARES E REDES DE COMPADRIO DE CRIANÇAS NEGRAS NA FREGUESIA DE NOSSA SENHORA DAS NEVES/ CIDADE DA PARAHYBA, 1861-1863 | |
Larissa Bagano Dourado, Solange Pereira da Rocha |
INCURSÃO SOBRE A ECONOMIA PARAIBANA (Século XIX) | |
Maria da Vitória Barbosa Lima |
INSTRUÇÃO DE PRIMEIRAS LETRAS NA PARAHYBA OITOCENTISTA: TRAJETÓRIA ESCOLAR DE UM PINTOR DE HISTÓRIA DO BRASIL | |
Wellington Oliveira de Sousa |
“MISTURANDO-SE NAS SUAS FESTAS COUSAS PROFANAS COM AS DIVINAS”: CAETANO MIRANDA PINTO E A REPRESSÃO AO BATUQUE AFRICANO NA CAPITANIA DE PERNAMBUCO, NO SÉC. XIX | |
Josinaldo Sousa de Queiroz |
POLÍTICA E ESCRAVIDÃO DA PARAHYBA DO NORTE: ANTONIO ALVES DE SOUZA CARVALHO E SEU VOTO EM SEPARADO | |
Lucian Souza da Silva |
UM ESTUDO PROSOPOGRÁFICO DA NOBILIARQUIA PARAIBANA NO SEGUNDO REINADO (1840-1889) | |
Myraí Araújo Segal, Serioja R. C. Mariano |
ST-19) MEMÓRIAS E HISTÓRIAS DO ENSINO DE HISTÓRIA: DA TRAMA AOS REGISTROS
CARTOGRAFIAS DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO - UMA HISTÓRIA DO ENSINO SUPERIOR EM PATOS-PB | |
Daniela Medeiros da Silva |
DAS “SUBVERSÕES” DOCENTES NAS TRAMAS DE “CLIO”: ENSINO DE HISTÓRIA, PROFISSÃO DOCENTE E DITADURA MILITAR EM CAMPINA GRANDE (1964-1985) | |
Ramon de Alcântara Aleixo |
MEMÓRIAS DE ENSINO O ENCONTRO COM CLIO E AS NARRATIVAS DO FAZER | |
Taynnã Valentim Rodrigues, Auricelia Lopes Pereira |
RESPOSTA AO REPTO DO PATRIOTA | |
Joana Neves |
ST-20) LINGUAGENS HISTORIOGRÁFICAS E A ESCRITA DA HISTÓRIA: MÉTODOS E REPRESENTAÇÕES.
A BUSCA DA IDENTIDADE PARAIBANA NA OBRA DE EUDÉSIA VIEIRA: “TERRA DOS TABAJARAS” | |
Luíra Freire Monteiro, Viviane de Fátima Aquino |
A IDENTIDADE PARAIBANA NA OBRA “HISTÓRIA DA PARAÍBA”, DE HORÁCIO DE ALMEIDA | |
Viviane Edna Vieira Patrício, Luíra Freire Monteiro |
A IDENTIDADE PARAÍBANA NA OBRA “HISTÓRIA DA PROVÍNCIA DA PARAÍBA”, DE MAXIMIANO LOPES MACHADO | |
Luíra Freire Monteiro, Marinês Cavalcante da Silva |
IMIGRANTE EM CARTAZ!: ANÁLISE DAS IMAGENS DE PROPAGANDA DOS FILMES O HOMEM QUE VIROU SUCO (1980), AVENTURAS DE UM PARAIBA (1982) E O BAIANO FANTASMA (1984/88) | |
Rafael da Silva Abreu |
JOANA D’ARC: UMA EXCESSÃO AO PENSAMENTO FEMININO NO SÉCULO XV | |
Monyke do Nascimento Crispiniano |