ST-4) A TEMÁTICA INDÍGENA NA ESCRITA E NO ENSINO DE HISTÓRIA: AVANÇOS E RETROCESSOS
COLÔNIA SÃO PEDRO DO PINDARÉ-MA (1845-1881) | |
Karilene Costa Fonseca, Juciene Ricarte Apolinário |
LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA: SELEÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE CONTEÚDOS E UMA ANÁLISE SOBRE A HISTÓRIA DOS POVOS INDÍGENAS DA AMÉRICA | |
Galtiére José dos Santos, Kathleen Kyara G. de Araújo |
ST-5) HISTÓRIA E IMPRENSA: A CULTURA E A POLITICA NO BRASIL DO SÉCULO XX
NAS PÁGINAS DO DIÁRIO DA BORBOREMA: CAMPINA GRANDE COMEMORA O SESQUICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL | |
Roberta Gerciane Viana de Araújo, Luciano Mendonça de Lima |
ST-6) HISTÓRIA AGRÁRIA: DIÁLOGOS COM A HISTÓRIA SOCIAL E AMBIENTAL
A LEI DE TERRAS DE 1850: UM ESTUDO DE CASO NOS MUNICÍPIOS DE BOQUEIRÃO E CABACEIRAS | |
Lucileide Procópio de Arruda |
ST-9) HISTÓRIA POLÍTICA
“CASSAR E CAÇAR”: O GOLPE CIVIL-MILITAR EM CAMPINA GRANDE (1964) | |
Joabe Barbosa Aguiar |
A CAMPANHA ELEITORAL PARA PRESIDENCIA DO ESTADO DA PARAÍBA DE 1912: O JOGO DO PODER E O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E DESCONSTRUÇÃO SIMBÓLICA | |
Giulianne Chrishina Barros dos Anjos |
PODER, PERMANÊNCIA E LEGITIMIDADE POLÍTICA: UM DIÁLOGO DAS CONTRIBUIÇÕES DE PETER BURKE E MARC BLOCH | |
Fabricia Evellyn Araújo Medeiros, Amelia Neta Diniz de Oliveira, José Adilson Filho |
ST-10) EPISTEMOLOGIA, HISTORIOGRAFIA & LINGUAGENS
FUTURO E PRESENTE: TEMPO E ESPAÇO NA ESCRITA DE MANOEL DANTAS | |
José Marcus Guedes de Araújo, Joel Carlos de Souza Andrade |
ST-11) ENSINO DE HISTÓRIA: INTERFACES ENTRE O ENSINO SUPERIOR E A EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE HISTÓRIA: PERSPECTIVAS TEÓRICO-PRÁTICAS NO CFP/UFCG | |
Yonnara Marcelia Dias Alves, Maria Lucinete Fortunato |
UNIVERSIDADE E A ESCOLA: DIÁLOGO NECESSÁRIO SOBRE A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL | |
Márcia de Albuquerque Alves, Vilma de Lurdes Barbosa e Melo |
ST-12) HISTÓRIA LOCAL E MEMÓRIAS: PESQUISANDO EM ESCALA E ENSINANDO CONEXÕES.
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA ESCOLA: INCENTIVO PARA O (RE) CONHECIMENTO INDIVIDUAL E COLETIVO | |
Giovanna de Aquino Fonseca Araújo |
ST-13) CULTURAS, IDENTIDADES E RELIGIOSIDADES AFROBRASILEIRA, INDIGENA E CIGANA
CULTOS RELIGIOSOS E DIVERTIMENTOS DE AFRO-DESCENDENTES NA PRIMEIRA REPÚBLICA (1890 – 1930) | |
Joelma Maria Bento de Araujo, Jose Pereira de Sousa Junior |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES (AS) E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA ESCOLA MUNICIPAL FIRMO SANTINO DA SILVA – ALAGOA GRANDE/PARAÍBA | |
Cilene de Sousa Agostinho, Waldeci Ferreira Chagas |
ST-14) FONTES IMPRESSAS E HISTÓRIA: A HISTÓRIA NARRADA EM LETRAS DE FORMA
A BUSCA DO BELO PELA MULHER PARAIBANA: A BELEZA VISTA PELOS OLHARE DOS ANUNCIOS DE BELEZA DA “REVISTA ERA NOVA” DOS ANOS (1921-1923) | |
Iranilson Buriti de Oliveira, Stephanie Dianny Pereira de Araújo |
ST-16) INTERFACES ENTRE HISTÓRIA, MEMÓRIA E ENSINO DE HISTÓRIA: 50 ANOS DO GOLPE MILITAR DE 1964
EDUCANDO O CIDADÃO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA:O LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA NO PERÍODO MILITAR | |
Rafael Nóbrega Araújo, Patrícia Cristina de Aragão Araújo |
ENSINO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA: CONSTRUINDO RELEITURAS DO PASSADO, CONTRA A DESTRUIÇÃO DA MEMÓRIA | |
Alianna Batista da Silva, Patrícia Cristina de Aragão Araújo |
PERSPECTIVAS E EXTERIORIDADES DA APRENDIZAGEM HISTÓRICA NA ATUALIDADE: DISCUTINDO PRÁTICAS DE ENSINO NAS ESCOLAS | |
Emanuella Bezerra de Oliveira Araujo, João Batista Gonçalves Bueno |
ST-17) MUNDOS DO TRABALHO: CONDIÇÕES DE TRABALHO E RESISTÊNCIAS DOS TRABALHADORES
CONDIÇÕES DE TRABALHO, EXPROPRIAÇÃO E RESISTÊNCIA NA PARAÍBA: A LIGA CAMPONESA DE SAPÉ | |
Juliana Ferreira Alves, Jocekelly Henrique Carvalho |
POR MÃOS FEMININAS: REFLEXÕES SOBRE TRABALHO E EDUCAÇÃO | |
Francisca Pereira Araújo |
ST-18) SOCIEDADE E CULTURA NAS PROVÍNCIAS DO NORTE: HISTORIOGRAFIA E HISTÓRIA SOBRE O OITOCENTOS
A INSTRUÇÃO PÚBLICA NO RIO GRANDE DO NORTE DURANTE A GUERRA DO PARAGUAI | |
Diana da Silva Araujo |
ST-19) MEMÓRIAS E HISTÓRIAS DO ENSINO DE HISTÓRIA: DA TRAMA AOS REGISTROS
DAS “SUBVERSÕES” DOCENTES NAS TRAMAS DE “CLIO”: ENSINO DE HISTÓRIA, PROFISSÃO DOCENTE E DITADURA MILITAR EM CAMPINA GRANDE (1964-1985) | |
Ramon de Alcântara Aleixo |
ST-20) LINGUAGENS HISTORIOGRÁFICAS E A ESCRITA DA HISTÓRIA: MÉTODOS E REPRESENTAÇÕES.
A BUSCA DA IDENTIDADE PARAIBANA NA OBRA DE EUDÉSIA VIEIRA: “TERRA DOS TABAJARAS” | |
Luíra Freire Monteiro, Viviane de Fátima Aquino |
IMIGRANTE EM CARTAZ!: ANÁLISE DAS IMAGENS DE PROPAGANDA DOS FILMES O HOMEM QUE VIROU SUCO (1980), AVENTURAS DE UM PARAIBA (1982) E O BAIANO FANTASMA (1984/88) | |
Rafael da Silva Abreu |