ST-4) A TEMÁTICA INDÍGENA NA ESCRITA E NO ENSINO DE HISTÓRIA: AVANÇOS E RETROCESSOS
UMA BREVE ANÁLISE DO “LUGAR” DA PRÉ-HISTÓRIA E DOS POVOS INDÍGENAS NOS LIVROS DIDÁTICOS | |
Cláudia Cristina do Lago Borges, Maria Cláudia de Almeida Rocha, Eliakin Ramos Moura da Silva |
ST-5) HISTÓRIA E IMPRENSA: A CULTURA E A POLITICA NO BRASIL DO SÉCULO XX
A CONSTRUÇÃO DO HERÓI JOAO PESSOA NA LITERATURA DE CORDEL | |
Thiago Acácio Raposo |
ST-9) HISTÓRIA POLÍTICA
A BIOGRAFIA RENOVADA ENQUANTO MÉTODO VIÁVEL DE ESTUDO | |
Pedro Fernandes Russo |
ST-12) HISTÓRIA LOCAL E MEMÓRIAS: PESQUISANDO EM ESCALA E ENSINANDO CONEXÕES.
DA GRAMÁTICA TRANSGRESSORA: MEMÓRIAS DE REZADORES E REZADEIRAS DO CARIRI PARAIBANO (1940 – 1970) | |
Felipe Aires Ramos |
ST-14) FONTES IMPRESSAS E HISTÓRIA: A HISTÓRIA NARRADA EM LETRAS DE FORMA
EDUCAÇÃO E TRABALHOS FEMININOS: IMPRESSÕES DA DÉCADA DE 1920 | |
Alzira de Cássia da Silva Rodrigues |
OS MANUAIS DE CONDUTA NAS DÉCADAS DE 50 E 60: ENTRE RECATADAS E TRANSGRESSORAS | |
Thalita Mariana Moura Ribeiro |
ST-16) INTERFACES ENTRE HISTÓRIA, MEMÓRIA E ENSINO DE HISTÓRIA: 50 ANOS DO GOLPE MILITAR DE 1964
ESCOLA POLITÉCNICA DA PARAÍBA E A DITADURA MILITAR: MEMÓRIAS E RESSIGNIFAÇÕES DO PASSADO | |
Rafael Porto Ribeiro, Fábio Ronaldo da Silva, Rosilene Dias Montenegro |
ST-17) MUNDOS DO TRABALHO: CONDIÇÕES DE TRABALHO E RESISTÊNCIAS DOS TRABALHADORES
ARQUIVOS DA JUSTIÇA DO TRABALHO: UMA ABORDAGEM DE FONTES SOBRE OS TRABALHADORES DO BREJO PARAIBANO | |
Lidineide Vieira, Raquel Rocha |
ST-18) SOCIEDADE E CULTURA NAS PROVÍNCIAS DO NORTE: HISTORIOGRAFIA E HISTÓRIA SOBRE O OITOCENTOS
A PROVÍNCIA DA PARAÍBA E O RECRUTAMENTO MILITAR PARA A GUERRA DO PARAGUAI | |
Juliana Dantas Rabelo, Serioja R. C. Mariano |
ARRANJOS FAMILIARES E REDES DE COMPADRIO DE CRIANÇAS NEGRAS NA FREGUESIA DE NOSSA SENHORA DAS NEVES/ CIDADE DA PARAHYBA, 1861-1863 | |
Larissa Bagano Dourado, Solange Pereira da Rocha |
ST-19) MEMÓRIAS E HISTÓRIAS DO ENSINO DE HISTÓRIA: DA TRAMA AOS REGISTROS
MEMÓRIAS DE ENSINO O ENCONTRO COM CLIO E AS NARRATIVAS DO FAZER | |
Taynnã Valentim Rodrigues, Auricelia Lopes Pereira |