ST-1) AS CIDADES E OS USOS DO PASSADO: DIÁLOGOS COM A MEMÓRIA E A CONSTRUÇÃO DOS ESPAÇOS
A CONSTRUÇÃO DE UM IDEAL DE CIDADE: ELPÍDIO DE ALMEIDA E “HISTÓRIA DE CAMPINA GRANDE” | |
Regina Paula Silva da Silveira |
MEMÓRIAS E INSTITUÇÃO - RELATOS SOBRE A ESCOLA POLITÉCNICA DE CAMPINA GRANDE | |
José Valmi O. Torres, Fábio Ronaldo da Silva, Rosilene Dias Montenegro |
MEMÓRIAS SOBRE A EDUCAÇÃO CAMPINENSE: A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA ORAL PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE NAS DÉCADAS DE 1950-60 | |
Nita Keoma Lustosa de Sousa |
VIVÊNCIAS LEMBRADAS: MEMÓRIAS SOBRE AS TRANSFORMAÇÕES (N)DOS ESPAÇOS E NOS MODOS DE VIVER NA CIDADE DE AROEIRAS – PB (1970-1990) | |
Aparecida Barbosa da Silva |
ST-3) SOCIEDADE, ECONOMIA E POLÍTICA NA CONTEMPORANEIDADE: O CASO DO BRASIL NO PERÍODO (1950-2010)
DA CRISE INTERNACIONAL DE 1981-1983 AO NEOLIBERALISMO TARDIO: O CASO DO BRASIL NA DÉCADA DE OITENTA DO SÉCULO XX | |
Glaudionor Gomes Barbosa, Manuela Celestino da Silva |
ST-4) A TEMÁTICA INDÍGENA NA ESCRITA E NO ENSINO DE HISTÓRIA: AVANÇOS E RETROCESSOS
CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA HISTÓRIA LOCAL NA SALA DE AULA | |
Ana Regina Silva Medeiros, Stephanie Cinthia Pereira da Silva |
LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA: SELEÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE CONTEÚDOS E UMA ANÁLISE SOBRE A HISTÓRIA DOS POVOS INDÍGENAS DA AMÉRICA | |
Galtiére José dos Santos, Kathleen Kyara G. de Araújo |
O SINGULAR E O PLURAL NO INDIGENISMO: A ETNOGÊNESE COMO CHAVE DE DESCONSTRUÇÃO DO ÍNDIO CRISTALIZADO | |
Daniel Santana Leite da Silva |
UMA BREVE ANÁLISE DO “LUGAR” DA PRÉ-HISTÓRIA E DOS POVOS INDÍGENAS NOS LIVROS DIDÁTICOS | |
Cláudia Cristina do Lago Borges, Maria Cláudia de Almeida Rocha, Eliakin Ramos Moura da Silva |
ST-5) HISTÓRIA E IMPRENSA: A CULTURA E A POLITICA NO BRASIL DO SÉCULO XX
IMPRENSA E MOVIMENTO ESTUDANTIL: A ATUAÇÃO POLÍTICA DO CENTRO ESTUDANTAL CAMPINENSE NA CONJUNTURA ANTERIOR AO GOLPE CIVIL-MILITAR DE 1964 | |
Ajanayr Michelly Sobral Santana, Iranilson Buriti |
ST-7) VEREDAS HISTORIOGRÁFICAS: NOVAS LINGUAGENS PARA PESQUISA E ENSINO DE HISTÓRIA
MULHER E ICONOGRAFIA: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO BÁSICO DE HISTÓRIA | |
Wellerson Almeida de Sousa |
RÊ BORDOSA E AS DIMENSÕES DO FEMININO NOS QUADRINHOS UDIGRUDI | |
Keliene Christina da Silva |
UM ESTUDO SOBRE O CAPITÃO AMÉRICA E SUA UTILIZAÇÃO COMO FONTE PARA O ENSINO DE HISTÓRIA | |
Filipe Viana da Silva |
ST-9) HISTÓRIA POLÍTICA
A DITADURA MILITAR NAS MEMÓRIAS DA ESCOLA POLITÉCNICA DA PARAÍBA | |
Rosilene Dias Montenegro, Fábio Ronaldo da Silva, José Valmi Oliveira Torres |
A PARTICIPAÇÃO FEMININA NA POLÍTICA DE AGRESTINA-PE (2000-2008) | |
Fagna Soares |
A POLÍTICA PARAIBANA NOS ANOS 1930: JOSÉ AMÉRICO DE ALMEIDA E A FORMAÇÃO DO AMERICISMO (1930 – 1934) | |
Bárbara Bezerra Siqueira Silva |
HISTÓRIA POLÍTICA E FEMINISMO: UMA ANALISE HISTÓRICA DA PARTICIPAÇÃO POLÍTICA FEMININA NO CARIRI PARAIBANO | |
Aristófanes Alexandre da Silva |
PARA ALÉM DO “SIM, SENHOR”: A ALIANÇA RENOVADORA NACIONAL (ARENA) E A DITADURA MILITAR NA PARAÍBA (1965-1979) | |
Dmitri da Silva Bichara Sobreira |
PODER E FAMÍLIA EM CARUARU: UMA BREVE ANÁLISE DA HEGEMONIA POLÍTICA DAS FAMÍLIAS QUEIROZ, LIRA E RODRIGUES LACERDA | |
Jefferson Abraão do Nascimento Silva |
VOLTANDO A CENA: A MAÇONARIA PERNAMBUCANA E O FIM DO ESTADO NOVO | |
Augusto César Acioly Paz Silva |
ST-10) EPISTEMOLOGIA, HISTORIOGRAFIA & LINGUAGENS
DEMOCRACIA E AUTORITARISMO NO BRASIL: CAMINHOS PARA O DESENVOLVIMENTO? | |
Weslley Rangel Brasileiro dos Santos |
HISTORIOGRAFIA PARAIBANA: OLHARES SOBRE A SECA | |
Josinaldo Gomes da Silva |
UMA EXPERIÊNCIA DE VIDA: DOS CAMPOS DE ALAGOA NOVA PARA OS CAMPOS DE BATALHA DE UMA GUERRA QUE SE FOI | |
Luiz Carlos dos Santos |
ST-11) ENSINO DE HISTÓRIA: INTERFACES ENTRE O ENSINO SUPERIOR E A EDUCAÇÃO BÁSICA
DA FORMAÇÃO À PRÁTICA DOCENTE: RUPTURAS E DESCONTINUIDADES | |
Maria José Bezerra dos Santos |
O ENSINO DE HISTÓRIA E A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS: APROXIMAÇÕES | |
Isaac Cardoso Santos |
O SISTEMA EDUCACIONAL E AS FALHAS NAS ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS | |
Benvinda Josmicleime Gonçalves da Silva, Auricelia Auricelia Lopes Pereira |
TECENDO EXPERIÊNCIAS: UMA DESCRIÇÃO DAS VIVÊNCIAS NO PERÍODO DO ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO | |
Ramsés Nunes e Silva, Alan Tassio Galdino, José Eudes Ferreira da Silva |
ST-13) CULTURAS, IDENTIDADES E RELIGIOSIDADES AFROBRASILEIRA, INDIGENA E CIGANA
ACERVO DIGITAL: ORGANIZAÇÃO, ACESSIBILIDADE E USO DE BANCO DE DADOS PARA A ESCRITA DA HISTÓRIA E MEMÓRIA DA POPULAÇÃO NEGRA | |
Thiago Brandão da Silva, Elio Chaves Flores |
CAPOEIRA EM ALAGOAS: DISCUSSÃO SOBRE O PIONEIRISMO NO ESTADO | |
Maria Sandra da Silva, Clara Fernandes |
CULTOS RELIGIOSOS E DIVERTIMENTOS DE AFRO-DESCENDENTES NA PRIMEIRA REPÚBLICA (1890 – 1930) | |
Joelma Maria Bento de Araujo, Jose Pereira de Sousa Junior |
LEGADOS CULTURAIS DOS AFRODESCENDENTES NO BRASIL: FESTAS, DANÇAS E RELIGIÃO | |
Jose Pereira de Sousa Junior |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES (AS) E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA ESCOLA GERALDO COSTA | |
Maria de Fátima de Sales Silva, Waldeci Ferreira Chagas |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E RELAÇÕES ETNICORRACIAIS NA ESCOLA ANNA ELISA SOBREIRA | |
Leonardo Sousa da Silva |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E RELAÇÕES ÉTNICOR-RACIAIS NA ESCOLA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: O CASO DA ESCOLA CANDIDO RÉGIS DE BRITO – ALAGOA GRANDE-PB | |
Luís Carlos Oliveira Silva, Waldeci Ferreira Chagas |
ST-14) FONTES IMPRESSAS E HISTÓRIA: A HISTÓRIA NARRADA EM LETRAS DE FORMA
A “BOA IMPRENSA” NO ANO DE 1918 PELO ARCEBISPO DA PARAÍBA DOM ADAUCTO | |
Bruna Cristina Lima Nascimento, Fabiano Santos Ferreira, José Pereira de Sousa Junior |
DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE: O USO DO JORNAIS NO E PARA O ENSINO DE HISTÓRIA | |
Daviana Granjeiro da Silva |
ST-16) INTERFACES ENTRE HISTÓRIA, MEMÓRIA E ENSINO DE HISTÓRIA: 50 ANOS DO GOLPE MILITAR DE 1964
ENSINO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA: CONSTRUINDO RELEITURAS DO PASSADO, CONTRA A DESTRUIÇÃO DA MEMÓRIA | |
Alianna Batista da Silva, Patrícia Cristina de Aragão Araújo |
ESCOLA POLITÉCNICA DA PARAÍBA E A DITADURA MILITAR: MEMÓRIAS E RESSIGNIFAÇÕES DO PASSADO | |
Rafael Porto Ribeiro, Fábio Ronaldo da Silva, Rosilene Dias Montenegro |
MEMÓRIA E MUSICA: UMA FORMA DE RESISTÊNCIA CONTRA A MORDAÇA DA DITADURA | |
Geilza da Silva Santos, Ana Carolina de Araújo Marinho, Gilbergues Santos Soares |
NÂO SÓ DE AULA VIVE O ESTUDANTE: UM ESTUDO SOBRE O MOVIMENTO ESTUDANTIL UNIVERSITÁRIO NA SOCIEDADE CAMPINENSE DA DÉCADA DE 60 | |
Rosicleide Henrique da Silva |
O ENSINO DE HISTÓRIA E A CONEXÃO COM A DISCIPLINA ORGANIZAÇÃO SOCIAL E POLÍTICA BRASILEIRA (OSPB) | |
Amannda Dativa de Melo Silva, Rosangela Laurentino Brito, José Tancredo Lobo |
POR UMA ESTAGNAÇÃO CULTURAL E SOCIAL DAS MASSAS | |
Alex Pereira da Silva |
ST-17) MUNDOS DO TRABALHO: CONDIÇÕES DE TRABALHO E RESISTÊNCIAS DOS TRABALHADORES
ORGANIZAÇÃO CAMPONESA NA DÉCADA DE 1950: A INFLUÊNCIA PETEBISTA NA FUNDAÇÃO DO SINDICATO RURAL DE BARREIROS-PE | |
Thayana de Oliveira Santos |
UM SINDICATO NO OLHO DO FURACÃO: A DISPUTA PELO CONTROLE DO SINDICATO DE BARREIROS EM MEIO ÀS TENSÕES NO PRÉ-GOLPE (1963-1964) | |
Izabel Helena Acioli Siqueira dos Santos |
ST-18) SOCIEDADE E CULTURA NAS PROVÍNCIAS DO NORTE: HISTORIOGRAFIA E HISTÓRIA SOBRE O OITOCENTOS
INSTRUÇÃO DE PRIMEIRAS LETRAS NA PARAHYBA OITOCENTISTA: TRAJETÓRIA ESCOLAR DE UM PINTOR DE HISTÓRIA DO BRASIL | |
Wellington Oliveira de Sousa |
POLÍTICA E ESCRAVIDÃO DA PARAHYBA DO NORTE: ANTONIO ALVES DE SOUZA CARVALHO E SEU VOTO EM SEPARADO | |
Lucian Souza da Silva |
UM ESTUDO PROSOPOGRÁFICO DA NOBILIARQUIA PARAIBANA NO SEGUNDO REINADO (1840-1889) | |
Myraí Araújo Segal, Serioja R. C. Mariano |
ST-19) MEMÓRIAS E HISTÓRIAS DO ENSINO DE HISTÓRIA: DA TRAMA AOS REGISTROS
CARTOGRAFIAS DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO - UMA HISTÓRIA DO ENSINO SUPERIOR EM PATOS-PB | |
Daniela Medeiros da Silva |
ST-20) LINGUAGENS HISTORIOGRÁFICAS E A ESCRITA DA HISTÓRIA: MÉTODOS E REPRESENTAÇÕES.
A IDENTIDADE PARAÍBANA NA OBRA “HISTÓRIA DA PROVÍNCIA DA PARAÍBA”, DE MAXIMIANO LOPES MACHADO | |
Luíra Freire Monteiro, Marinês Cavalcante da Silva |