Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação

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AS INTERLOCUÇÕES EXISTENTES ENTRE OS MODELOS DE NEGÓCIOS PARA E-BOOKS EM BIBLIOTECAS E O DIGITAL RIGHTS MANAGEMENT (DRM) NO MERCADO EDITORIAL
Charles Rodrigues, Angel Freddy Godoy Viera

Última alteração: 2015-12-17

Resumo


Discutem-se as interlocuções existentes entre os modelos de negócios para e-books em bibliotecas e o Digital Rights Management (DRM) no mercado editorial. Como metodologia, utiliza-se a pesquisa bibliográfica, exploratória e de base qualitativa. A fundamentação conceitual trata dos modelos de negócios para e-books existentes em bibliotecas e as questões pertinentes ao DRM. Nos resultados, destaca-se que o DRM é uma ferramenta tecnológica utilizada para controlar os termos que são acordados nos modelos de negócios entre as editoras/distribuidoras e as bibliotecas. No DRM, é possível realizar diferentes configurações para a gestão dos conteúdos digitais. Assim, conclui-se que, para as bibliotecas, o modelo de aquisição de e-book é fundamentalmente diferente do modelo impresso. Os fornecedores de conteúdo digital já não são simplesmente vendedores de livros, pois também estão vendendo o serviço oferecido diretamente aos usuários da biblioteca. Essas interlocuções estão presentes e são necessárias, sobretudo considerando o contexto de transição vivenciado. Por isso, são salutares as pesquisas sobre a temática modelos de negócios para e-books em bibliotecas as quais possam contribuir com o entendimento dos ensejos dos diversos atores sociais (bibliotecas/usuários X distribuidores, editores e autores) envolvidos nessa questão.


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