Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação

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INFORMAÇÃO, MARKETING E NEGOCIAÇÃO NO MERCADO: REFLEXÕES ÉTICAS
Roberto Vilmar Satur

Última alteração: 2015-12-16

Resumo


Os principais atores do mercado e do marketing são os negociadores que lá estão, com o objetivo de comprar ou vender. Para isso, usam informações. Este artigo tem o objetivo de fazer uma reflexão teórica sobre as posturas éticas do negociador e do profissional do marketing, especialmente de seus principais atores, quando usam a informação no mercado. A pergunta da pesquisa é: "Como o profissional do marketing e o negociador devem utilizar a informação de forma ética?" A metodologia adotou a pesquisa bibliográfica e qualitativa. Embora a ética no uso das informações deva ser algo normalmente observado por todos os atores, sabe-se da dificuldade que se tem de garantir isso. Por essa razão, é importante uma reflexão ética nesse sentido. Como resultado, tem-se um importante apelo ao zelo do uso da informação no mercado pelos negociadores agentes do mercado, independentemente do lado do ato de negociar em que esteja: se for um negociador que está se comprando ou que está vendendo. Ambos, sendo éticos, podem contribuir para termos melhores atores no mercado.

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