Última alteração: 2016-10-17
Resumo
Os estudos de inteligência podem ser visualizados no âmbito da produção e comunicação científica, no sentido de trocar experiências por meio de informações disponibilizadas em redes sociais de cooperação. Objetiva propor a criação de redes inteligentes de cooperação entre os pesquisadores dos grupos de pesquisa em Inteligência Organizacional. Estudo de nível exploratório-descritivo, oportunizando uma abordagem mista, de forma que possa viabilizar novas pesquisas científicas. Ressaltam-se, como dimensões teóricas, a reflexão sobre a teoria da ciência e a organização do conhecimento e a cienciometria, como dimensão aplicada aos estudos métricos. Para elaboração das redes em formato de grafos foi adotado o software Pajek®, como estratégia de ação para comunicação dos resultados. Foi possível observar que existem 13 grupos de pesquisa com a temática Inteligência Organizacional e Competitiva, totalizando 104 pesquisadores. Destes grupos foram identificados termos que incidem com frequência nas linhas de pesquisa com ênfase para os termos “Inteligência Competitiva” e “Tecnologia” que apareceram nos grupos, que geraram redes temáticas comuns entre os títulos dos grupos trabalhados, tais como: Gestão da Informação e do Conhecimento; Inteligência Organizacional; Inteligência Competitiva; Inteligência Organizacional e Competitiva; Informação; Tecnologia e Inovação, além destes, existem diversos temas e áreasenvolvidas nos grupos de pesquisas perceptíveis por meio das terminologias adotadas para definição dos grupos.
Palavras-chave: Inteligência Organizacional. Inteligência Competitiva. Grupos de pesquisa no Brasil.