Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XIX Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação (EREBD)

Tamanho da fonte: 
YOUTUBE COMO FONTE DE INFORMAÇÃO PARA O MERCADO DE MODA E BELEZA
Bruna Ribeiro Bomfim dos Santos, Letícia Machado da Silva, Marianna Zattar

Última alteração: 2016-10-16

Resumo


O presente artigo tem como objetivo evidenciar as potencialidades do YouTube como fonte de informação. Ressalta a utilização desta mídia social para o mercado de moda e beleza como uma fonte de informação estratégica e como ferramenta para o monitoramento de mercado, além de servir como instrumento, no meio ao ambiente virtual, que viabiliza a realização do marketing dos produtos e serviços de uma empresa e o marketing pessoal dos usuários desta mídia social. Utiliza levantamento bibliográfico e análise de dados para apresentar os principais conceitos de moda, gestão da informação, fontes de informação e informação estratégica. Contextualiza no campo de estudos da informação os novos recursos informacionais disponíveis na Internet. Apresenta as diferenças entre os conceitos de redes sociais e mídias sociais. Conclui que o YouTube pode ser utilizado como uma fonte de informação e de comunicação que propicia o compartilhamento de ideias, divulgação dainformação para negócios e para os usuários desta plataforma.

Palavras-chave: Youtube; Fontes de Informação; Informação estratégica; Gestão da Informação; Moda.


Texto completo: PDF