Última alteração: 2016-10-16
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar os conceitos de Competência em Informação, Gestão da Informação e do Conhecimento aplicado às práticas gerenciais em Unidades de Informação, mais precisamente no Setor de Documentação (Arquivo). O trabalho contextualiza o tema com as práticas de gestão de documentos e também analisa através da observação direta, as práticas que podem ter impacto negativo na gestão documental. Os resultados da pesquisa mostraram que embora as empresas privadas possuam um modelo de gestão propício para implementação de Gestão do Conhecimento, o mesmo pode não ocorrer devido a uma cultura de acumulação de documentos, informações, além da não explicitação dos processos que os originam. Tais atitudes poderão ser minimizados através da implementação de uma política de desenvolvimento de competência em informação direcionada a todos aqueles colaboradores responsáveis pela criação, manutenção e gestão de documentos/informações na instituição, reconhecidos por serem detentores do conhecimento tácito referente a todo fluxo informacional.
Palavras-chave: Competência em Informação; Gestão de Documentos; Gestão do Conhecimento; Gestão da Informação; Arquivística.