Última alteração: 2016-10-16
Resumo
Resumo: A encontrabilidade da informação é um elemento que se situa entre as funcionalidadesde um ambiente informacional analógico, digital ou híbrido e as características dos sujeitosinformacionais. Deriva da mediação infocomunicacional, visto que está relacionada aos processosque compõem o fluxo infocomunicacional, desde a produção até a apropriação da informação.Considerando que os profissionais da informação, de informática e os próprios usuários deambientes informacionais são mediadores, percebe-se a influência de suas ações mediadoras naencontrabilidade da informação. Com o objetivo de compreender como a mediaçãoinfocomunicacional praticada por esses mediadores pode influenciar a encontrabilidade dainformação em ambientes informacionais, foram realizadas pesquisas bibliográfica, descritiva edocumental, com abordagem qualitativa, o que viabilizou uma discussão entre os conceitosestudados, tornando possível realizar a análise do processo de autoarquivamento no RepositórioInstitucional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A partir da técnica de observaçãoforam mapeadas as ações praticadas pelos diferentes mediadores no referido ambiente, tendocomo base as dimensões top-down e bottom-up do Modelo de Encontrabilidade da Informação(MEI). A partir do mapeamento, foram identificadas as ações infocomunicacionais e tecnológicas realizadas pelos diferentes mediadores no referido Repositório, constatando a hipótese de que suas ações interferem significativamente na encontrabilidade da informação.
Palavras-chave: Mediação infocomunicacional. Encontrabilidade da Informação. Repositórios Institucionais. Autoarquivamento. Tecnologias da Informação e Comunicação