Última alteração: 2016-10-16
Resumo
A construção intelectual proativa dos discentes do 2º período do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão e o estudo dos usuários da informação sob a ótica do modelo teórico de Thomas J. Allen. Utiliza como metodologia de desenvolvimento a pesquisa bibliográfica e documental, com o intuito de fundamentar os estudos analisados e compreender seus entrelaçamentos. Aborda a relevância dos estudos de Allen para as mudanças na relação estudo de usuário x bibliotecário. Enumera os conceitos dos termos estudo de usuário, informação e cidadania adotados o longo do tempo. Explicita a informação como um dos fatores de inclusão social. Apresenta questionamentos e inquietações sobre a modificação na postura dos frequentadores de bibliotecas na Sociedade da Informação. Enfatiza a participação do bibliotecário na construção do usuário como ser social cientista,profissional e cidadão. Conclui que somente o livre acesso não garante ao usuário o uso pleno de uma informação e que os usuários estão cada vez mais exigentes e independentes.
alavras-Chave: Estudo de usuário. Teoria de Allen. Acesso à informação. Biblioteca. UFMA.