Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XIX Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação (EREBD)

Tamanho da fonte: 
A RELAÇÃO DO LIBER COM O REINO DOS PAÍSES BAIXOS: PRESERVAÇÃO E DISSEMINAÇÃO DA MEMÓRIA PARTILHADA ENTRE BRASIL E HOLANDA
Ana Rosa da Silva, Suethene Barbosa de Souza, Amanda Oliveira

Última alteração: 2016-10-16

Resumo


Na era informacional, é fundamental o papel desempenhado pelos preservadores e disseminadores da informação, que visam não só o resgate da memória, por meio do tratamento de documentos, mas também, a disponibilização do mesmo em formato eletrônico. Neste sentido, este artigo tem o propósito de abordar a importância da preservação da memória e disseminação de informações de acervos de interesse memoriais tendo como estudo de caso os projetos relacionados ao Reino dos Países Baixos e o LIBER. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste artigo é de natureza qualitativa, pesquisa bibliográfica e estudo de caso. Quanto aos resultados obtidos se discutiu sobre os projetos desenvolvidos entre o Reino dos Países Baixos e o LIBER: Monumenta Hyginia: Resgatando um Brasil Holandês, A Visão Holandesa do Brasil e Memorial histórico Joaquim Caetano. Espera-se que esta ação permita o desenvolvimento de outros projetos com a finalidade de preservar e resguardar o patrimônio cultural possibilitando o acesso ao conhecimento.

Palavras-chave: Memória. Preservação. Acesso. LIBER. Reino dos Países Baixos.


Texto completo: PDF