Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XIX Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação (EREBD)

Tamanho da fonte: 
O IMPACTO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NOS ASPECTOS ERGONÔMICOS: ANÁLISE NO CONTEXTO DOS USUÁRIOS NAS UNIDADES DE INFORMAÇÃO
Ismaelly Batista dos Santos Silva, Dulce Amélia de Brito Neves

Última alteração: 2016-10-16

Resumo


Aborda a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) a partir da perspectiva dos usuários nas Unidades de Informação (Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus). Onde, as novas relações sociais ditadas pelo uso da tecnologia acabaram por modificar a forma com a qual lidamos com os sistemas de informação. O estudo é do tipo bibliográfico e possui abordagem qualitativa. Foram utilizados como meios de busca e coleta de dados: livros, revistas científicas, as bases de dados da SciELO e Google, periódicos eletrônicos e a rede social Facebook. Por fim, caracterizamos o ambiente das Unidades de Informação como um espaço que já oferece riscos, sobretudo de ordem ergonômica. Porém, do ponto de vista da interação dos usuários e as TICs, concluímos que surgiram novos desafios, inclusive quanto aos hábitos cotidianos na busca e acesso a informação. O que acaba por configurar do ponto de vista físico e cognitivo dos usuários, novos hábitos presentes no contexto da sociedade da informação.

Palavras-chave: Tecnologia da Informação. Telecomunicações. Ergonomia. Usuários. Unidades de Informação.


Texto completo: PDF