Entre os principais objetivos temos: promover a discussão sobre os temas centrais do Congresso e contribuir para a integração entre o meio acadêmico e as comunidades profissionais, ampliando o interesse pela pesquisa, pelo compartilhamento de informação, e sobre as práticas mais inovadoras no campo da Informação.
No contexto da Ciência da Informação, Biblioteconomia, Museologia, Arquivologia e áreas afins, os avanços impostos pela tecnologia da informação e das comunicações estão a provocar profundas mudanças nos entendimentos sobre as técnicas e procedimentos da organização e gestão da informação e dos recursos de tecnologia da informação em Repositórios e Bibliotecas Digitais.
Para muitas Bibliotecas Digitais, a crescente disponibilização das tecnologias tem demonstrado uma ambiguidade em seu gerenciamento. Estas novas tecnologias têm permitido aumentar a produtividade dos profissionais da informação, aprimorar o processo de tomada de decisão e focar nas demandas por busca, acesso e apropriação da informação na Era Digital. A gestão e o suporte destes ambientes heterogêneos e complexos, repletos de recursos computacionais, dispositivos móveis, redes, e diferentes aplicativos, comprovadamente têm se revelado de gestão complexa, e dispendiosa para os departamentos de gestão da tecnologia da informação.
Neste contexto torna-se relevante avaliar os principais desafios que as Bibliotecas Digitais terão que enfrentar com relação ao gerenciamento do ciclo de vida de suas tecnologias, consolidação e simplificação de seus processos dentro de seus ambientes computacionais, com objetivo de aumentar a produtividade e construir ambientes ágeis que permitam às Bibliotecas responder as demandas relacionadas à organização e gestão da informação digital.
A crescente disponibilização das tecnologias e o fluxo cada vez maior e mais rápido do acesso à informação têm desafiado a Biblioteconomia e consequentemente os Profissionais da Informação no entendimento de novas práticas de apropriação e uso da informação na produção de conhecimento.
Aumentar a produtividade e construir ambientes ágeis que permitam às Bibliotecas responder as demandas da gestão da informação é fator fundamental para a construção de um portfólio adequado de Serviços de Informação propostos pela Biblioteca que proporcione atender as demandas do Usuário cada vez mais conectado e independente no uso de ferramentas WEB de busca, acesso, apropriação e uso da informação.
No âmbito do III Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação, ocorre a terceira edição do SBEI - Simpósio Brasileiro de Ética da Informação, organizado pela Profa. Isa Maria Freire, LTi - UFPB e Prof. Francisco Carlos Paletta, USP.
O 3º Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação tem por missão promover e desenvolver, por meio do compartilhamento e troca de experiências profissionais e resultados de pesquisas, os instrumentos para a reflexão e compreensão de questões e conflitos induzidos pela rápida transformação tecnológica no ambiente das Bibliotecas e Unidades de Informação, e as novas formas de busca, acesso, organização, apropriação, uso e preservação da informação.
O 3º Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação caracteriza-se como uma atividade de extensão universitária – uma credencial de excelência onde os altos índices de qualidade no âmbito da pesquisa e do ensino permitem repassar à sociedade o conhecimento acumulado. É o traço que melhor caracteriza o perfil de universidade pública a serviço da coletividade – PRCEU.
Em sua 3º Edição – 2015, 2016 e 2017 –, com 1382 Inscritos, o 3º Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação se consolida como um Fórum de Debate – Ensino, Pesquisa e Extensão - no campus da Universidade de São Paulo em torno de temas de relevante importância para a área da Ciência da Informação: Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia na Era Digital.
O 3º Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação ECA – USP, uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Observatório do Mercado de Trabalho em Informação e Documentação – CNPq e tem como Objetivos:
- contribuir para a integração entre o meio acadêmico e o profissional
- promover a discussão sobre temas relevantes da área da Tecnologia e Organização da Informação
- ampliar o interesse pela pesquisa e colaboração acadêmica
- compartilhar o “estado da arte” no campo da gestão da informação
- divulgar práticas inovadoras na área.