Última alteração: 2017-08-20
Resumo
O maior desafio frente ao cenário da evolução e uso das tecnologias da informação implica na questão da gestão de documentos nesse novo ambiente. Em vista disso, essa pesquisa tem característica empírica e qualitativa que tem como campo a Fundação Cidade Viva. Esse estudo abrange as questões das atividades arquivísticas executadas na Instituição com o objetivo de delinear um caminho da Gestão Documental para a sistematização do Arquivo digital dessa empresa tendo como aporte a manutenção da cadeia de custódia para garantia da confiabilidade, autenticidade e fidedignidade dos documentos. Para tanto, foi realizado um levantamento de literatura que propiciou um aprofundamento teórico para o entendimento da execução prática, com destaque para Daniel Flores (2016), Rocco (2013), Sousa (2006), e o e-ARQ Brasil (2011), como também material desenvolvido pela Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos (2014). Como metodologia, destaca-se o diagnóstico de arquivo, entrevista não estruturada com os agentes do processo de armazenamento de dados e documentos no storage da Instituição, observação direta assistemática, discussões com os envolvidos em formato de reunião e planejamento e análise do objeto. Mostra os resultados obtidos durante o desenvolvimento operacional das atividades, tendo como ênfase uma proposta de gestão arquivística no que concerne à estruturação do Arquivo Digital da Fundação, indicando o Archivematica como Repositório Digital Confiável para o recolhimento de documentos permanentes em conjunto com o storage, dispositivo já utilizado pela Empresa, bem como a elaboração do Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade para nortearem o ciclo vital dos objetos digitais.
Palavras-chave: Arquivo digital. Storage. Archivematica.