Última alteração: 2017-08-16
Resumo
O presente trabalho apresenta uma análise da compreensão dos estudantes acerca de tipos documentais a partir da abordagem da temática no ensino de Arquivologia no Brasil. Através da aplicação de um questionário aos estudantes e da análise das ementas da disciplina de Diplomática dos cursos de Arquivologia nas universidades estadual e federal da Paraíba, bem como da análise das matrizes curriculares dos 17 cursos de graduação em Arquivologia do país para a constatação do ensino de Diplomática e de Tipologia Documental, os dados revelam uma insuficiência do ensino de Tipos Documentais na maioria das universidades, o que tem ocasionado certa deficiência na compreensão dos estudantes acerca dessa temática. Indicamos, assim, a viabilidade da criação de uma disciplina obrigatória que aborde exclusivamente o ensino dessa temática logo no primeiro ano do curso e fomentamos a criação de glossários de espécies e tipos documentais para os diferentes contextos de tratamento documental existentes, para servirem aos estudantes, professores, arquivistas, pesquisadores e usuários.
Palavras-chave: Ensino de Arquivologia no Brasil. Tipologia Documental. Diplomática.