Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, VIII Seminário de Saberes Arquivisticos

Tamanho da fonte: 
Análise SWOT e plano estratégico de marketing como instrumento para expansão do Arquivo do SEBRAE Paraíba
Marcelly Fátima Santos da Silva, Alzira Karla Araújo da Silva, Ediene Souza de Lima

Última alteração: 2017-08-16

Resumo


O Marketing é um processo estratégico e gerencial que tem na Análise SWOT e no plano de marketing ferramentas decisivas para o planejamento e a satisfação dos clientes de uma organização. Neste contexto, o estudo objetiva diagnosticar a estrutura e o atendimento do Arquivo do Sebrae Paraíba, a partir de uma análise SWOT. Além disso, aborda o Marketing, o plano e as ferramentas de marketing. Apresenta o diagnóstico do Arquivo do Sebrae Paraíba, ao identificar forças e fraquezas do ambiente interno e ameaças e oportunidades do ambiente externo, com o foco nas necessidades dos usuários. Metodologicamente, a pesquisa de campo realizou-se a partir de visitas, diálogos com os colaboradores da organização e aplicação de um questionário ao estagiário do Arquivo. Os principais resultados apontam que há eficiência na busca da informação, porém existem algumas dificuldades na aprovação de projetos com foco na melhoria do setor onde há lacunas como a insuficiência na quantidade de colaboradores e a climatização que precisa ser melhorada. Com a proposta de divulgação e expansão do espaço, busca-se a melhoria nos serviços e na estrutura do Arquivo, com foco na segurança da Informação e espaço adequando para desenvolvimento das atividades.

Palavras-chave: Arquivo. Plano de Marketing. Administração.


Texto completo: PDF