Última alteração: 2017-08-16
Resumo
Este artigo tem como objetivos apresentar e discutir as ações relacionadas à implantação e institucionalização de políticas públicas para os arquivos do Conjunto CFESS – CRESS. Assim, para localizar nosso discurso, tomamos como referência o projeto de Gestão Documental, ora desenvolvido no CRESS/PB 13ª Região. Sabemos que o desenvolvimento de políticas públicas para os arquivos e a informação arquivística no Brasil tem redimensionado o fazer-arquivístico para uma quebra de paradigmas em relação ao lugar do arquivo nas referidas instituições. Tal premissa justifica a emergência em proporcionar a tomada de consciência dos gestores e colaboradores da instituição sobre a importância do arquivo para a memória da instituição e sua função junto aos profissionais de Serviço Social e à sociedade, enquanto arquivo público. A pesquisa fundamentou-se nos conceitos e na importância da inserção de políticas públicas para os arquivos discutidos por Jardim (2006; 2009), Lopes (2009), Sousa (2006), entre outros. Com isso, a partir das discussões apresentadas neste artigo, consideramos que o amparo legal e os instrumentos normativos elaborados e discutidos pelo Conjunto CFESS-CRESS contribuem para legitimar a importância da criação de políticas públicas para os arquivos, bem como a urgência em institucionalizar as atividades arquivísticas de forma integral para que a Preservação da Memória e do Patrimônio Documental seja garantida, tanto para atender às necessidades administrativas e ao direito do cidadão de acesso à informação, quanto para eleger o arquivo como uma Unidade de Informação para a Produção de Saberes e Conhecimentos.
Palavras-chave: Políticas Públicas para Arquivo. CRESS-PB 13ª Região. Arquivologia.