Última alteração: 2017-08-16
Resumo
Apresenta as atividades realizadas nos Cartórios extrajudiciais, que são bastante complexas a organização de tais documentos, tendo em vista a necessidade da Gestão de documentos para definir a ordenação e controle ali produzidos. O estudo teve como objetivo fazer um diagnóstico situacional da documentação produzida e recebida, a fim de identificar as tipologias documentais existentes e mapear as atividades desenvolvidas no cartório estudado. Caracteriza-se como um estudo de caso, descritivo de caráter qualitativo por tratar-se de um diagnóstico realizado no arquivo pertencente ao 1º Serviço Registral Glória de Araújo Silva, que se configura como um Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais. Num segundo momento, foi aplicado um questionário junto a responsável pelo cartório para identificar qual a importância do arquivo para mesma. Os resultados obtidos revelam quais atividades são desenvolvidas e quais as tipologias documentais são produzidas. Constatou-se ainda que o gestor do cartório tem consciência sobre a preservação do seu acervo documental, mantendo-o organizado, contudo, é preciso maior apoio ao arquivista para intensificar as atividades de Gestão Documental já iniciada.
Palavras-chave: Arquivo. Cartório Civil. Diagnóstico. Documentos Cartorários