Novo Portal da INOVA-UFPB está no ar!
A página virtual da Agência UFPB de Inovação Tecnológica (INOVA-UFPB) está de cara nova. Confira as novas funcionalidades.
A página virtual da Agência UFPB de Inovação Tecnológica (INOVA-UFPB) está de cara nova. Confira as novas funcionalidades.
Você sabia que as universidades brasileiras têm sido consideradas protagonistas no fortalecimento do Sistema Nacional de Inovação?
A INOVA-UFPB disponibiliza Minuta da Lei de Inovação da UFPB para que os alunos e os servidores, docentes e técnicos-administrativos, possam consultar e propor sugestões para aprimorar o documento.
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) incluiu em suas chamadas com viés tecnológico o item Pesquisa em Bases de Propriedade Intelectual no roteiro das propostas a serem apresentadas.
Representantes de universidades, empresários, inventores e estudantes de cursos técnicos trocaram experiências e discutiram questões ligadas à área da ciência, tecnologia e empreendedorismo.
O estágio curricular supervisionado não-obrigatório interno, denominado bolsa-estágio, será desenvolvido no ambiente de trabalho dos setores administrativos e/ou acadêmicos dos campi desta Universidade e realizado por estudantes da UFPB ou das Instituições de Ensino conveniadas, que comprovem matrícula e frequência regular em cursos de graduação, cumprindo 20 horas semanais.
O Boletim Mensal de Propriedade Industrial, publicado na página virtual do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) no dia 04/07/2017, apresentou o “Ranking dos Depositantes Residentes em 2016” com estatísticas preliminares. Nesse caso, entre as 50 maiores, a UFPB foi posicionada na 7ª colocação entre todas as organizações públicas e privadas nacionais que depositaram pedidos de patentes de invenções, sendo a 5ª entre as universidades federais e ficando atrás apenas da UFMG, UFC, UFPR e UFPEL.
Após adiamento, do dia 7 para o dia 14 de julho, foi realizada uma audiência pública (Fórum) para debater o tema com a presença do Diretor de Propriedade Intelectual da UFPB, Dr. Cleverton R. Fernandes. Esse “Fórum” foi realizado no auditório da reitoria, Campus I, das 09h00min até às 11h00min.
A audiência pública ficará para o dia 14.07.2017 no mesmo local e data, a saber: auditório da reitoria às 9h00min.
Evento com 6 horas de duração tem objetivo aproximar profissionais regionais e disseminar conhecimentos sobre as mais diversas oportunidades para inovação no segmento farmacêutico, dentro de um contexto histórico e com vistas ao futuro. Também como objetivo disseminar conhecimentos sobre propriedade intelectual, especialmente sobre o uso de patentes e informações tecnológicas em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, assim como temas essenciais para a efetiva tradução de ciência em desenvolvimento tecnológico, econômicos e sociais.
Durou boa parte da manhã a reunião entre professores da UFPB, especialmente da Agência de Inovação Tecnológica e o empresario Walter Santos, vinculado à área de Tecnologia da Informação e Comunicação, para definição de estratégias que permitam expandir os inventos da Universidade na sociedade como um todo.
O projeto Buátech gerou uma patente e um registro de desenhos industrial.
Esse é o quinto ano desta iniciativa (2013-2017) que visa, além da disseminação da cultura da proteção e da inovação tecnológica aos alunos da Administração e da Engenharia de Produção, o aproveitamento das valiosas informações tecnológicas armazenadas em bancos de dados patentários nacional e internacionais.
No dia 15 de setembro de 2017 ocorreu a Oficina: Inovação Farmacêutica & Propriedade Intelectual coordenada pela Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil (Academia Nacional de Farmácia).
O CRIA emerge como uma iniciativa para difundir a inovação de forma mais próxima da realidade nordestina e de um modo mais participativo, dinâmico e interativo.
Tripla Hélice, Funil da Inovação, Open Innovation, Design Thinking Process, Capacidade de Transferência de Tecnologia, Technology Transfer Capability.
Instituições participantes: UFCG, UEPB, IFPB, SEEPAC, EMBRAPII, NUTES, CITTA, PAQTCPB, CERTBIO, EBSERH, EPASA, SEBRAE-PB, LIFESA, SES/PB, SIGNOVE, 2ª GRE, ANEEL e UFPB.
Um stand exclusivo da INOVA-UFPB contou, além de vários banners descrevendo invenções tecnológicas protegidas pela UFPB, com três protótipos.