Notícias
CEAR/UFPB é reconhecido como TOP 1 Paraíba no Ranking 100 Open Startups 2024
O Centro de Energias Alternativas e Renováveis da Universidade Federal da Paraíba (CEAR/UFPB) foi premiado, na noite desta quinta-feira (17), na 9ª edição do Ranking 100 Open Startups, plataforma de inovação aberta que conecta empresas a startups e universidades. O evento ocorreu no Rio de Janeiro e premiou as 100 startups e 100 corporações que mais se destacaram no setor de inovação aberta no ciclo 2024. O CEAR foi reconhecido na categoria TOP Ecossistemas Regionais, que contempla Sistema S, Entidades Públicas, Sindicais e Patronais, figurando como TOP 1 na Paraíba.
Na 9ª edição do Ranking 100 Open Startups, foram mais de 54.000 relacionamentos de Open Innovation registrados entre corporações e startups. A iniciativa reconhece e premia os principais praticantes de open innovation com startups, tendo como obtetivo fomentar e medir a evolução dessa prática no Brasil e na América Latina. O Ranking evidencia as startups mais atraentes para o mercado corporativo e as corporações líderes em open innovation com startups, possibilitando novas oportunidades de negócios. Com grande credibilidade, ele caracteriza-se como a maior e principal fonte de dados sobre open innovation na América Latina.
Representando o setor de instituições de ensino superior, subiram ao palco o reitor da Universidade Federal da Paraíba, professor Valdiney Veloso Gouveia, o reitor da PUC-Campinas, professor Germano Rigacci Júnior, e o reitor da PUCPR (Paraná), irmão Rogério Renato Mateucci.
De acordo com o diretor do CEAR, professor Euler Macêdo, figurar entre os grandes destaques do Ranking 100 Open Startups 2024 é um reconhecimento importante ao trabalho que vem sendo desenvolvido no Centro, sendo considerado uma das entidades que mais contribuem para a prática de Open Innovation no Brasil.
Ranking
O Ranking 100 Open Startups é publicado desde 2016 pela 100 Open Startups, principal plataforma de open innovation da América Latina, com foco em promover e gerar negócios entre empresas e startups. A metodologia do Ranking 100 Open Startups tem como foco as relações de open innovation entre corporações e startups. Somam pontos as startups que se relacionam com corporações e, na outra ponta, as corporações que se relacionam com startups.
Para saber mais sobre o ranking, acesse o site do evento.
Assista ao anúncio oficial no YouTube.
Fonte: Com informações do CEAR, Ranking 100 Open Startups 2024 e da PUC-Campinas