Notícias
INOVA-UFPB e SENAI-PB realizam visita técnica no Setor de Cachaça de Areia.
Participantes da Visita (DTLT/INOVA, Inova PETI/UFPB, I2E, SENAI-PB, IDEP/UFPB e APCA).
Na terça-feira (08), a equipe da Diretoria de Transferência e Licenciamento Tecnológico (DTLT), o grupo do Programa de Educação Tutorial em Inovação (Inova PETI/ UFPB), o Projeto I2E - Inovação e Educação Empreendedora, e o Núcleo de Inovação, Tecnologia e Projetos do SENAI - PB se reuniram com a Associação do Produtores de Cachaça de Areia-PB (APCA).
Em visita realizada no Engenho Triunfo e no Museu da Rapadura, os alunos membros da Inova UFPB deslocados até a cidade discutiram os processos, meios e desafios da produção de cachaça na região.
A equipe pôde compreender in loco, a partir de diálogos com os próprios produtores locais, as principais dificuldades que são enfrentadas atualmente pelo setor no município, entre elas destacamos: a precariedade da logística para distribuição dos produtos; ausência de prestadores de serviços especializados e a comunicação e integração com o Centro de Ciência Agrárias para pesquisa, desenvolvimento, inovação e transferência de tecnologias para o setor sucroalcooleiro.
Os associados ainda relataram o atual estágio do processo de Indicação Geográfica da cachaça de Areia, para solicitar a Indicação de Procedência “Cachaça de Areia” junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).
O SENAI, representados pelos membros Fabiana Hiluey, Izabelle Sousa, Mayne Ramos e João Roberto propôs, na ocasião, uma parceria para incentivar a inovação tecnológica entre ambas as partes envolvendo a comunidade local.
Como encaminhamentos, as equipes da DTLT/INOVA, Inova PETI/UFPB, I2E, SENAI-PB, IDEP/UFPB e APCA, as entidades estão estruturando um evento alusivo às demandas dos produtores a ser realizado para o dia 13 de setembro que foi instituído como Dia Nacional da Cachaça.
O evento “1ª Conexão Cachaça – Inovação e Tecnologia”, irá conectar os produtores de cachaça da região de Areia/PB com a comunidade acadêmica. O PETI ainda coordena uma participação conjunta do SENAI, INOVA, CCA e APCA para a Mostra de Cachaça 2024, com implantação de experimentos nas áreas de produção de associados da APCA e a realização de dias de campo durante a mostra.
Raphael Beirigo, Diretor de Transferência e Licenciamento Tecnológico da Inova UFPB, afirmou ter ficado bastante satisfeito com a reunião e com as ações que estão sendo realizadas para aumentar a conexão da universidade com o setor da cachaça.
Fonte: DTLT/INOVA-UFPB.