Política transnacional, direitos humanos, biopolítica, racionalidade ético-comunicativa e educação, religião e espaço público, patologias sociais e estado democrático de direito, são algumas das temáticas a serem apresentadas a partir do pensamento do filósofo e sociólogo alemão Jürgen Habermas, durante o I Simpósio Internacional Jürgen Habermas, a ser realizado por meio do Canal Youtube da RIEV (bit.ly/CanalRIEV), no período de 23 a 26 de novembro de 2021.
Apesar do panorama pandêmico ainda vigente no âmbito local e global, o uso de tecnologias da informação e comunicação permitiu à Rede Interdisciplinar de Estudos sobre Violências (RIEV) coordenada na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mobilizar estudiosos e pesquisadores da comunidade científica nacional e internacional que investigam o pensamento habermasiano para participarem desta iniciativa.
O evento, que é promovido a partir de uma ação conjunta da UFPB, Universidade Federal de Santa Catarina, Universitat de València – Espanha e Universidade Federal de Alagoas, terá uma programação diversificada (https://simposiojurgenhabermas.com/programacao_geral/) com conferências, mesas de diálogo e apresentação de trabalhos norteados pela temática central: Ações coletivas globais e mundos da vida locais em diálogo.
De acordo com a coordenadora do RIEV, professor Edna Brennand, o Simpósio busca valorizar a produção científica articulada aos conhecimentos apresentados pelo filósofo alemão e contribuir, em sua área de atuação, para atenuar efeitos do quadro de desvalorização da ciência nacional. “Neste contexto, a RIEV, ao coordenar o Simpósio entende ser fundamental incentivar a divulgação de pesquisas, a valorização do trabalho de jovens pesquisadores e o desenvolvimento de novos estudos que venham contribuir para pensar o global e o local após o advento da pandemia. Estarão realizando conferências 34 experts no pensamento de Habermas e também teremos a divulgação de resultados de 24 pesquisas realizadas”, explica a docente.
Durante o Simpósio, dois pesquisadores do pensamento de Habermas serão homenageados: o professor André Berten da Universidade Federal da Bania, que terá prêmio com seu nome, a ser concedido no dia 23 de novembro, às 18h30, destinado às melhores Teses e Dissertações defendidas entre 2010 e 2020 em três campos do conhecimento: Educação, Filosofia e Interdisciplinar; e o professor Manfredo Araújo de Oliveira da Universidade Federal do Ceará, que receberá, no dia 26 de novembro, às 18h30, uma medalha de honra ao mérito pelo conjunto de sua produção científica. Também está confirmada a participação de pesquisadores dos seguintes países: Argentina, Brasil, Cabo Verde, Espanha, Estados Unidos, Uruguai e Venezuela.
Outras informações: simposiojurgenhabermas.com
Deixe uma resposta