Notícias

  • O Departamento de Biologia Molecular da Universidade Federal da Paraíba (DBM/UFPB) está participando da 37ª Operação Antártica (OPERANTAR XXXVII). No momento, a missão científica está instalada na Base Científica Professor Julio Escuredo, do Instituto Antártico Chileno (INACH).

     

  • A Pró-Reitoria de Graduação (PRG) informa que os candidatos selecionados no Processo Seletivo de Ingresso de Graduados 2018.2, para os cursos dos Campi I e IV (João Pessoa, Rio Tinto e Mamanguape), devem comparecer às coordenações de curso no dia 19 de novembro de 2018 para realização da matrícula.

     

    Os candidatos selecionados no Processo Seletivo de Ingresso de Graduados 2018.2, para os cursos dos Campi II e III (Areia e Bananeiras), devem comparecer às coordenações de curso nos dias 10 e 11 de dezembro de 2018 para realização da matrícula.

     

  • O projeto “Smart Grid no contexto da geração distribuída, armazenamento de energia e mobilidade elétrica” do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) receberá a contribuição de especialistas internacionais, através do programa Escola de Altos Estudos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

     

  • O professor de Direito Ambiental e de Direito Urbanístico do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Talden Queiroz Farias alertou que o reuso da água ainda é pouco explorado no país, em mesa-redonda na manhã desta segunda-feira (12), no campus-sede, em João Pessoa, durante a 11ª Edição do Simpósio Brasileiro de Captação e Manejo de Água de Chuva (SBCMAC).

     

  • O Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), junto a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) realizarão de 19 a 22 deste mês, o “XXIV Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste (EPEN)”. O evento ocorrerá no Campus I em João Pessoa, e faz parte da Reunião Científica Regional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd).

     

  • O Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional (PGPCI) realiza de 26 a 28 deste mês, no auditório 211, do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o “Seminário: Experiências Práticas de Gestão Pública e Cooperação Internacional”. O evento é aberto ao público com direito a emissão de certificado de 4 horas para os participantes.

     

  • A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em parceria com a Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, e com o Centro de Desenvolvimento de Medicamentos e Ensaios Terapêuticos para África (CDT-África), vai trabalhar em prol de descobertas inovadoras e de invenções de medicamentos, vacinas, diagnósticos e outras intervenções terapêuticas.

     

  • O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais, do Centro de Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba (PPCEM/CT/UFPB), Campus de João Pessoa, abriu nesta terça-feira (13) as inscrições para Mestrado e Doutorado com área de concentração em Desenvolvimento e Propriedades de Materiais.

     

  • A reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), professora Margareth Diniz, recebeu na manhã desta terça-feira (13) a visita institucional do novo reitor do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), Renato Padovese, do grupo Cruzeiro do Sul Educacional. Junto com a vice-reitora, Bernadina Freire, e alguns pró-reitores, Margareth Diniz mostrou a dimensão atual da UFPB. Falou sobre os seus cursos de graduação, de pós-graduação, os projetos de pesquisas e as ações de extensão desenvolvidas pela UFPB. A Universidade mantém 124 cursos de graduação e 128 cursos de pós-graduação.

  • O pianista Danilo Jatobá e o clarinetista Eduardo Lima realizam recital nesta sexta-feira, (16), às 20h, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, no Centro de Comunicação, Turismo e Artes da Universidade Federal da Paraíba (CCTA/UFPB), no Campus I em João Pessoa. A entrada é franca.

     

  • O Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) sedia nos dias 6 e 7 de dezembro, o “Primeiro Seminário de Política Criminal e Prisões”. O evento busca uma forma de expansão e difusão do pensamento crítico sobre Direitos Humanos, Prisões e Criminologia no Brasil. É dirigido para professores, estudantes e profissionais da área Jurídica.

     

  • O Projeto de Extensão “Laboratório de Gestão Pública” da Universidade Federal da Paraíba (UFPB/Probex 2018) realiza a “Câmara de Gestão Pública da Juventude”. O evento ocorrerá nos dias 29 e 30 deste mês, das 8h às 17h, no auditório 211 do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFPB/Campus I. Os interessados em participar podem se inscrever pelo link: https://bit.ly/2IayJXs.

     

  • “Paulo Freire: Educação, Resistência, Ousadia e Liberdade” é o tema da sexta edição do “Seminário Internacional de Práticas Educativas 2018 (Secampo)”, que ocorre de 29 deste mês até o dia 1º de dezembro, em Mamanguape, Campus IV da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Esta edição festeja os 50 anos da obra Pedagogia do Oprimido, de autoria de Paulo Freire.

     

  • O Projeto de Extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em parceria com a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) é premiado com selo de reconhecimento do Ministério do Meio Ambiente pelo combate ao desperdício de alimentos.

     

  • Os sistemas convencionais de abastecimento de água não são infalíveis, como se acreditava no passado. A avaliação foi feita pelo vice-diretor do Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), durante a abertura da 11ª Edição do “Simpósio Brasileiro de Captação e Manejo de Água de Chuva (SBCMAC)”, realizada na UFPB.

Páginas