Notícias

  • Uma ação para mostrar os avanços da ciência na produção de alimentos está sendo preparada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Trata-se do I Workshop de Tecnologia de Alimentos e Inovação, a ser realizado na próxima terça-feira (26), a partir das 8h, no Auditório da Reitoria da UFPB, no campus I, em João Pessoa.

     

  • O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) criou, por unanimidade, a Corregedoria da instituição, no dia 15 de março, em reunião no Auditório da Secretaria dos Órgãos Deliberativos da Administração Superior (Sods), no prédio da Reitoria, no campus-sede, em João Pessoa.

     

    O órgão fiscalizador será responsável por assessorar a reitora Margareth Diniz nas decisões sobre aplicação de eventuais sanções aos agentes públicos em exercício na UFPB ou às pessoas jurídicas contratadas pela instituição.

     

  • Uma equipe da Universidade de Örebro, da Suécia, visitou a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) esta semana com o objetivo de intensificar o diálogo com a área de música da instituição.

     

    A missão faz parte de um planejamento estipulado pelo Programa Lennaeus-Palme, do Conselho de Educação Superior da Suécia, para a implementação de um acordo de Cooperação Acadêmica, cujo financiamento se dará pela agência governamental sueca.

     

  • O curso de Ciências Atuariais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recebeu conceito 5, nota máxima, em avaliação do Ministério da Educação (MEC). No parecer anterior, em 2014, o conceito foi 4.

     

    Para a coordenadora Ionara Oliveira, esta melhora do indicador se deve ao empenho e dedicação da coordenação do curso, dos docentes, dos servidores técnico-administrativos e dos discentes.

     

  • O Departamento de Matemática da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) subiu 200 posições na edição 2018 do Ranking de Xangai e entrou no 'top 300' do mundo e no “top 3” do país, ficando atrás apenas dos da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Da Região Nordeste, é o único que aparece na classificação. Em 2017, foi “top 500” do planeta e “top 5” do Brasil.

     

  • O lançamento do livro “Magistrados & Arte Musical – Perfis” está marcado para o dia 29 deste mês, às 20h, no Restaurante Acqua, na praia do Bessa. A obra, organizada pela jornalista e professora Sandra Moura com 342 páginas, apresenta histórias de 17 magistrados do Poder Judiciário paraibano e a relação deles com a arte musical. A apresentação será feita pela própria pesquisadora. O prefácio é do escritor Evandro da Nóbrega e a orelha traz a assinatura do jornalista Nonato Guedes. A capa e o projeto gráfico são do professor David Fernandes.

     

  • “Lazer e Qualidade de Vida – Esporte, Cultura e Turismo no Desenvolvimento Territorial” é o título do mais recente livro lançado pela editora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), obra que reúne artigos de pesquisadores do Brasil, da Colômbia e Europa. Os textos apresentam análises sobre atividades esportivas, turísticas, culturais e de lazer, sempre trabalhadas na perspectiva do desenvolvimento territorial e da qualidade de vida. A publicação será lançada no dia 29 deste mês, às 17h, no auditório do Sesc Cabo Branco, no bairro Cabo Branco, em João Pessoa.

     

  • A Presidenta do Comitê de Ética Pública da UFPB, Luciana Ferreira da Costa, do Departamento de Ciência da Informação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (DCI/CCSA) representando a Reitora Margareth Diniz, participou de cerimônia da posse do ex-ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Luiz Navarro. A cerimônia aconteceu no dia 12 deste mês, no Palácio do Planalto em Brasília (DF), como novo Presidente da Comissão de Ética Pública da Presidência da República.

     

  • O Programa de Extensão Espaços para a Formação do Professor de Língua Inglesa (EFOPLI) deu início às suas atividades de 2019 com um evento que aconteceu no auditório do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba (CCHLA/UFPB).

     

    O encontro reuniu professores de inglês de diversas escolas públicas e privadas da Paraíba, além de estudantes de Letras, e contou com duas palestras de parceiros internacionais do EFOPLI.

     

  • Uma equipe do Consulado Geral da França visitou a Universidade Federal da Paraíba  (UFPB) na manhã desta quarta-feira (20).  O grupo francês, liderado pelo Cônsul Geral, Romain Louvet, foi recebido pela vice-reitora, professora Bernardina Freire, o chefe de Gabinete da Reitora, professor Raimundo Barroso e pelo presidente da Agência de Internacionalização da UFPB, professor Iure Paiva. Durante a visita, eles conversaram sobre oportunidades de parcerias e intercâmbios entre a UFPB e as Universidades francesas.

     

  • A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal da Paraíba (PROGEP/UFPB), como parte das atividades do seu Plano de Capacitação – Exercício 2019 - inscreve até esta sexta-feira (22) para o curso: Educação Nutricional para Qualidade de Vida.

     

    O objetivo principal do curso é estimular práticas alimentares saudáveis com dica de escolhas e substituições de alimentos, desmitificando as dietas da moda e terapias frustrantes. Poderão se inscrever servidores técnico-administrativos e professores da UFPB.

     

  • A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) oferece 10 vagas para o Curso de Mestrado Profissional em Gerontologia (PMPG) do Centro de Ciências da Saúde (CCS), no Campus I. O programa realiza inscrições no endereço eletrônico  www.ufpb.br/pos/pmpg de 1º até às 13h do dia 8 de abril de acordo com a chamada pública de ingresso em 2019.

     

  • A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) promove a Jornada Feminista “Mulheres, resistências e universidade” a partir desta segunda-feira (18), nos quatro campi da instituição. Até o dia 29 deste mês, serão realizados debates, performances, mesas temáticas, exposições, rodas de diálogo, apresentações e cinedebate. As inscrições para cada atividade serão realizadas na hora. Todos participantes receberão certificado.

     

  • O I Encontro de Psicologia Escolar Educacional da Paraíba (I EPEEP) acontece desta quarta a sexta-feira, no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba (CCHLA/UFPB), Campus de João Pessoa.

     

    O evento visa oferecer um espaço dialógico dirigido à socialização, reflexão e desenvolvimento de ações e estratégias alinhadas com os novos modos de atuação dos profissionais e pesquisadores de Psicologia que trabalham na interface Psicologia e Educação.

     

  • A Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade Federal da Paraíba (PRAC/UFPB) divulgou edital da abertura das inscrições para seleção de projetos de extensão “UFPB no seu município”. Ao todo serão 130 bolsas no valor de R$ 400, sendo projetos desenvolvidos nas áreas de educação e cultura, com vigência de 1º de maio a 30 de novembro deste ano.

     

Páginas