Tema III - Projeto III: Sustentabilidade e qualidade dos centros urbanos e da gestão territorial e sociambiental
Atualmente a concentração da população nos centros urbanos é de 54%, com a perspectiva de aumentar para 66% em 2050. O desafio para as cidades nas próximas décadas são vários, entre eles,a sustentabilidade e a qualidade ambiental. Assim, este projeto tem como foco os centros das cidades enquanto locais de maior concentração populacional, de serviços e de comércio.
Objetivando a análise e a identificação de ações necessárias para a sobrevivência e qualidade desses espaços,especialmente no sentido de torna-los atrativos e sustentáveis, questões como a compacidade urbana e das edificações (forma, densidade e configuração do ambiente construído na escala do edifício e do urbano), os usos, o consumo e produção de energia, a qualidade de vida, o ciclo de vida dos edifícios e das cidades, entre outros serão confrontados.
Também é objetivo deste projeto a pesquisa (e/ou aprofundar pesquisas de) de experiências de gestão territorial e socioambiental de auto-organização dos povos indígenas, comunidades quilombolas, camponesas e outras comunidades tradicionais (como ciganos), em seus territórios de estabelecimento, considerando suas necessidades,suas práticas produtivas, os conhecimentos locais associados, que se ajustem a critérios de sustentabilidade e qualidade ambiental.