Tema III - Projeto V: Aspectos taxonômicos e ecológicos e avaliação das ações antrópicas na biodiversidade da Caatinga
O projeto tem como objetivo fazer o levantamento de espécies de vertebrados e invertebrados no Bioma Caatinga, entender suas relações com o ambiente e o homem, e avaliar o impacto de diferentes atividades de origem humana como o desmatamento e poluição sobre as comunidades biológicas de ambientes aquáticos e terrestres. Serão realizados estudos de levantamento de espécies de invertebrados e vertebrados, em ambientes terrestres e aquáticos.
Para diversos grupos animais (incluindo mamíferos, répteis, anfíbios, peixes, insetos, entre outros), a composição da comunidade será relacionada com os fatores locais, avaliando a influência de variáveis ambientais naturais e de origem antrópica nas comunidades locais.
Adicionalmente, a relação entre comunidades humanas e outros animais será avaliado sob a ótica da Etnozoologia. Esta ação pretende inserir a pesquisa biológica e avaliar os efeitos de impactos de origem antrópica na biota, dentre eles: a fragmentação de hábitats, incluindo o desmatamento e construção de barragens, o cultivo deespécies domésticas com uso de agrotóxicos, efeitos de poluentes na biota e permeabilidade na matriz de áreas antropizadas, que afetam diretamente a biodiversidade e outros recursos naturais,como os recursos hídricos.
Serão analisadas a estrutura e composição de espécies de áreas sob diferentes fatores estressores, efetuando a correlação entre as variáveis bióticas e abióticas do ambiente. Adicionalmente, será avaliado o efeito da sucessão ecológica sobre a biota em áreas degradadas. A avaliação levará em consideração estudos específicos em grupos de biodiversidade,assim como nas alterações em alguns recursos naturais, em ambientes terrestres e aquáticos.