Você está aqui: Página Inicial > Contents > Destaques > UFPB RECEBE PARTICIPANTES DO PROJETO FAVELAS FLUENTES 2024
conteúdo

Notícias

UFPB RECEBE PARTICIPANTES DO PROJETO FAVELAS FLUENTES 2024

.
publicado: 20/08/2021 16h45, última modificação: 05/12/2024 15h16
Colaboradores: Larissa Guedes

 

Favelas Fluentes é um projeto de extensão vinculado ao Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal da Paraíba, coordenado pelas professoras Ana Berenice Peres Martorelli, Ruth Marcela e Silvia Ribeiro (CCHLA/UFPB). 

No último sábado (30), a UFPB recebeu os participantes do projeto para o encerramento das atividades de 2024. O Favelas Fluentes surge como iniciativa de internacionalização das comunidades paraibanas através do ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras. A primeira edição teve início em agosto deste ano e contou com a participação de +25 voluntários, estudantes da UFPB em diversos cursos, responsáveis por ministrar aulas de inglês, espanhol e francês, além de oficinas para imersão cultural. 

O projeto é executado com o apoio da Central Única das Favelas da Paraíba (CUFA/PB) e atua em três comunidades paraibanas:

  • Citex, na capital João Pessoa;

  • São José, na capital João Pessoa;

  • São Mateus, entre João Pessoa e Cabedelo.

O Favelas Fluentes busca contribuir para a sensibilização dos estudantes aos idiomas estrangeiros, além de oferecer aos membros voluntários a oportunidade de inserção em cenários que testam as habilidades aprendidas em sala de aula.

Na ocasião do encerramento, os participantes receberam a certificação relativa ao tempo de estudo e ouviram as falas dos mobilizadores do projeto. Emerson Silva, presidente da CUFA na Paraíba, falou sobre a importância de olhar para a favela destacando, em detrimento das carências, as suas potencialidades. Com os jovens, sobretudo, como protagonistas de um futuro com múltiplas oportunidades e novas descobertas, seja no seu local de origem ou mundo afora. As línguas, portanto, são essenciais para esse processo. 

 

Thiago Batista, articulador da CUFA, mencionou a necessidade de mobilizar novos atores para apoiar o trabalho que vem sendo desenvolvido, buscando recursos e parcerias com as secretarias municipais e estaduais. Paulo Alves, presidente da Associação Unificada de Moradores do Bairro São José, enfatizou as ideias trazidas pelos seus pares e reforçou que a participação dos estudantes no projeto contribui para a melhora significativa do rendimento escolar. 

As professoras coordenadoras do Favelas Fluentes chamam atenção para o intuito do projeto em abrir as portas da universidade para a comunidade externa. Muitos dos estudantes que participaram do encontro de encerramento não conheciam a UFPB e demonstraram interesse em ingressar nos cursos da instituição. 

Por fim, é importante que a comunidade acadêmica conheça iniciativas como o Favelas Fluentes e apoie a continuidade do projeto! 

Acompanhe o instagram: @favelasfluentes

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Edição e texto: Adriano Fernandes (estagiário 2024.1)