Erasmus Mundus
O Erasmus Mundus é um programa de cooperação internacional estudantil. Criado em 2004 e financiado pela Comissão Europeia, ele permite a mobilidade de alunos que estejam no ensino superior. Em 2014, o programa completou dez anos de existência e passou a ser chamado de Erasmus+. Essa mudança está atrelada a uma significativa expansão, que unificou diversos tipos de financiamento em um só projeto. Todas as instituições que participam do Erasmus possuem um número de identificação, o da UFPB é 961994300.
Os Mestrados Conjuntos Erasmus Mundus são ministrados por diversas instituições de ensino superior e ministrados em vários países. Estudantes que desejam fazer um mestrado internacional, vindos de qualquer lugar do mundo, podem concorrer a bolsas de estudo integrais em diversas universidades europeias.
As bolsas podem ser concedidas para graduação sanduíche, pós-graduação (mestrado completo, mestrado sanduíche, doutorado completo, doutorado sanduíche) e pós-doutorado. O programa também oferece bolsas para servidores que atuem no ramo da educação (funcionários administrativos), interessados em trocar conhecimento e experiências.
A lista completa de programas pode ser visualizada no catálogo que ele oferece. Por lá, é possível filtrar por área de estudo, países de destino, universidades de destino, duração dos programas (de acordo com o número de créditos) e ano de ingresso.
Cada programa tem suas próprias bolsas, mas em todos eles os brasileiros entram como alunos de países parceiros. Via de regra, as bolsas cobrem a anuidade do curso e oferecem auxílio-instalação, auxílio-viagem (para quando o programa acontece em diferentes países) e uma ajuda de custo mensal.
A UFPB possui os seguintes acordos ERASMUS + com os países membros:
Lista de acordos: