Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > ACI PARTICIPA DE MOSTRA INTERNACIONAL DO FEST ARUANDA 2024
conteúdo

Notícias

ACI PARTICIPA DE MOSTRA INTERNACIONAL DO FEST ARUANDA 2024

publicado: 13/12/2024 11h19, última modificação: 20/12/2024 09h57

Foto Banner Fest Aruanda 2024.jpg

Ocorreu entre os dias 05 e 11 de dezembro, a 19ª edição do Cine Fest Aruanda, mais tradicional festival de cinema do estado da Paraíba, com apoio e participação da ACI/UFPB.

Foto Cinema Fest Aruanda 2024.jpgNeste ano, o Fest Aruanda agregou ao seu programa a Mostra Internacional “Cinema aos 4 Cantos do Mundo” que exibiu curtas-metragens produzidos por alunos de três instituições estrangeiras: Universidade Lusófona (UL, Portugal), San Diego State University (SDSU, EUA), e Universidade de Comunicação da China (CUC, China). As parcerias com a UL e a SDSU foram propostas pelo Prof. Lúcio Vilar, do Departamento de Mídias Digitais do CCHLA/UFPB e fundador do Fest Aruanda. A exibição dos curtas da CUC foi possível através da colaboração entre a ACI/UFPB e o Instituto Confúcio (IC) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que é vinculado à CUC.

Além de atuar no sentido de firmar as parcerias, a ACI também teve papel ativo no processo de seleção das produções chinesas apresentadas no evento.Plateia Fest Aruanda 2024.jpeg

A projeção dos curtas, ocorrida na sessão das 15h do dia 10/12, foi antecedida de falas da Profª Ana Berenice Martorelli, presidente da ACI, Profª Krystal Bivona (SDSU), Profª Bai Lanling, diretora do IC da UFRGS, Prof. Lúcio Vilar (UFPB/Fest Aruanda), e de Caio Martino (ACI/UFPB), que discorreram sobre o percurso realizado até a concretização da mostra internacional e sobre a relevância de proporcionar ao público o acesso a produções de locais variados.

Pres. Ana falando Fest Aruanda 2024.jpeg

Segundo a Profª Ana Berenice, “a efetivação do braço internacional do Fest Aruanda neste ano abre portas para que produções de outros países e continentes venham se juntar às três instituições pioneiras. Trabalharemos para que em 2025 a mostra internacional seja ainda mais diversa”.

---
Texto: Caio Martino (ACI/UFPB)