Notícias
ACI realiza visita técnica ao Consulado da China e ao Instituto Confúcio em Recife
Na última quarta-feira, dia 28 de setembro, a Agência UFPB de Cooperação Internacional realizou visita técnica ao Consulado Geral da China em Recife e ao Instituto Confúcio da Universidade de Pernambuco.
A equipe da ACI foi formada por Ana Berenice Peres Martorelli, Diretora de Relações Interinstitucionais da ACI-UFPB, Larissa Guedes, Thamirys Cavalcante e Caio Martino. No Consulado os representantes da ACI foram recebidos por Wang Ke, cônsul geral adjunto, e He Yongwei.
Da esquerda para a direita: Thamirys Cavalcante, Larissa Guedes, Ana Berenice Martorelli, Wang Ke, He Yongwei e Caio Martino |
Na reunião foram discutidas as parcerias que a UFPB firmou com instituições chinesas, através de intermédio do Consulado. Além disso, a ACI também apresentou a proposta de realizar um Festival Cultural da China em João Pessoa em 2023, que foi muito bem recebida pelo cônsul adjunto. Os chineses declararam apoio ao projeto e se colocaram à disposição para ajudar a UFPB na organização do evento, e destacaram que este seria um evento pioneiro desse tipo no Norte e Nordeste do Brasil.
Durante a visita ao Instituto Confúcio, o diretor Peng Xiantang e o professor Xu Kerou receberam a equipe da ACI e também conversaram sobre uma possibilidade de parceria entre as instituições para a realização do Festival. Os chineses também ressaltaram a importância do projeto da sala de aula inteligente online da língua chinesa na UFPB, lembrando que esta é uma das primeiras iniciativas neste modelo aprovada pelo Ministério da Educação da China.
Da esquerda para a direita: Xu Kerou, Peng Xiantang, Ana Berenice Martorelli, Caio Martino, Larissa Guedes e Thamirys Cavalcante |
Os representantes da ACI levaram 3 livros publicados pela Editora UFPB de presente para cada instituição visitada, além de itens do artesanato paraibano. Os livros escolhidos foram um sobre a Paraíba, um sobre o acervo da Pinacoteca da UFPB e um comemorativo sobre os 65 anos da UFPB. No Consulado, os servidores da UFPB também receberam pratos de decoração chineses e no Instituto, receberam um livro de estudo do Mandarim.
"Foi uma visita muito produtiva para que possamos cada vez mais estreitar os laços de cooperação não só acadêmica, mas também cultural, entre o Brasil e China", declarou Ana Berenice ao relatar que a ACI volta para a UFPB com boas perspectivas para o futuro das parcerias e a execução do Festival Cultural da China na capital paraibana em 2023.
----------
Texto e edição: Larissa Guedes