Notícias
Alunos intercambistas de Camarões se formam no Colégio Agrícola Vidal de Negreiros
Na última sexta-feira, 15 de dezembro, aconteceu a colação de grau dos estudantes intercambistas de Camarões no Colégio Agrícola Vidal de Negreiros, o CAVN, localizado no Campus de Bananeiras da UFPB.
Na cerimônia, o diretor do CAVN, professor Edvaldo Mesquita Beltrão Filho, parabenizou os alunos formandos e enfatizou a importância dos programas de intercâmbio para a Universidade Federal da Paraíba.
“Então gostaria de dizer que a cerimônia de hoje, além do brilho normal, também tem um brilho especial. Estamos formando alunos brasileiros, mas também alunos internacionais. Através da ACI em nome do professor Felipe e do professor Alex, que construíram uma rede de relações com instituições internacionais que pudessem trazer estudantes, como os estudantes de Camarões, estudantes da Guiné-Bissau, que estão aqui hoje em número de quarenta pessoas nessa rede de formação do nosso colégio agrícola. É uma responsabilidade a mais, porque além da formação que a gente já contribui bastante com os estudantes brasileiros, tem a questão do idioma, que foi um desafio para os professores e professoras. Tem a questão das relações sociais e culturais também, que foram desafios para essa formação. Mas eu acredito que o colégio agrícola cumpriu a missão. Hoje nós estamos entregando 13 estudantes. Outros estudantes continuam a sua formação. E aqui deixo meu abraço, minha consideração, e o agradecimento a toda a equipe. Técnicos administrativos e professores que contribuíram para que chegássemos a esse dia de hoje nessa culminância. Então em nome do colégio agrícola, desejo sucesso para cada um de vocês. Não vai ser fácil. Persistam e acreditem na sua formação.”
A Profª Ana Berenice Martorelli, Diretora de Relações Interinstitucionais da Agência UFPB de Cooperação Internacional (ACI), esteve presente na cerimônia, junto com a Profª Silvânia Maria de Souza Gomes Nascimento, responsável pela disciplina de Culturas e Irrigação e Drenagem no Curso Técnico em Agropecuária, e que acompanhou de perto os alunos intercambistas.
A Profª Silvânia contou como foi acompanhar o desenvolvimento dos alunos camaroneses, o que ela espera para o futuro deles e como está orgulhosa de ter disponibilizado seus conhecimentos em prol do crescimento desses alunos.
“Oportunizar o desenvolvimento de competências e conhecimentos aos jovens de Camarões através desse intercâmbio são ações muito importantes no âmbito da Cooperação Tecnológica e eu me sinto inserida diretamente nesse processo e orgulhosa de ter disponibilizado meus conhecimentos em prol da melhoria da qualidade de vida desses jovens. Como docente eu acompanhei apenas 1 desses alunos camaroneses que se formaram recentemente, mas como amiga desenvolvi empatia com todos eles, facilitado por ter conhecido de perto sua cultura, costumes e necessidades através do convite formalizado pela Embaixada da República de Camarões no Brasil, na pessoa de sua excelência Sr. Martin Agbor Mbeng, para conhecer o país. Espero que a disseminação do conhecimento repassado através desse intercâmbio incentive a busca contínua dos alunos camaroneses por mais aprendizagem, estimulando à busca de novas informações e com isso potencializando o desenvolvimento do país.”
Além disso, a professora comentou também sobre a iniciativa da UFPB e da ACI de promover essas ações de cooperação internacional entre países e universidades, e como através dessa ação desenvolveu um projeto PIBIC sobre os desafios enfrentados por intercambistas no CAVN.
“Eu acho importante uma vez que a Universidade Federal da Paraíba - UFPB desenvolve diversas atividades de internacionalização como o fomento a bolsas de estudo, alunos em cotutela, intercâmbios, convênios, missões acadêmicas, redes de pesquisas, cursos e eventos científicos, além de outros projetos com caráter de cooperação internacional. Entretanto, há desafios culturais que merecem cautela e nesse aspecto está sendo conduzido por minha orientação um projeto PIBIC com um aluno bolsista de Camarões intitulado: Intercâmbio e Conhecimento na formação de alunos camaroneses no CAVN/CCHSA/UFPB: desafios e estratégias de inovação social por meio do ensino das Ciências Agrárias.”
O projeto tem como principais objetivos conhecer o grau de satisfação dos alunos camaroneses em intercâmbio no CAVN/UFPB, identificar os desafios enfrentados pelos alunos no processo de intercâmbio e verificar como o conhecimento adquirido pelo ensino das ciências agrárias beneficiará na formação desses alunos.
------------
Texto: Allecya Oliveira (estagiária 2023.2) // Revisão: Larissa Guedes